Para os mercados, é tudo uma questão de perspectiva

No filme “Homens de Preto 3”, os Agentes K e J mantém a ordem e a lei no planeta terra, mas não para os humanos, mas para as comunidades extraterrestres de várias regiões do universo que nos visitam e moram aqui. Eles tem acesso a uma gama imensa de tecnologias e conhecimentos inter-estelares, porém eles restringem aos demais humanos a compreensão de que fazemos parte de algo muito maior.

A tecnologia alterou a dinâmica e a velocidade pelas quais a demanda e a oferta de novos produtos e soluções se apresentam ao mercado e à sociedade. Não é difícil compreender…


Criando valor de forma acelerada com algoritmos e APIs na nuvem

No filme “O Círculo”, Mae Holland entra para a organização Circle, que produz todo tipo de software integrados as redes sociais, Cloud, IA, e IoT. Sua rotina de trabalho com atendimentos a clientes se utiliza de ferramentas altamente produtivas e gamificadas, com acompanhamento em tempo real de sua performance, tudo na nuvem de qualquer dispositivo, incluindo o SeeChange, uma câmera de alta resolução do tamanho de uma bolinha de gude, conectada a internet e todas as tecnologias presentes em um smartphone.

O fortalecimento das startups como parceiras de apoio a grandes empresas é uma das novidades do mundo dos negócios…


Nunca julgue um parceiro só pelo seu tamanho

No filme da trilogia “Senhor dos Anéis”, Frodo Baggins é um pequeno Hobbit que recebe o anel forjado por Sauron, o Senhor do Escuro, de seu tio Bilbo, que havia sido roubado de Gollum. Frodo fica responsável por conduzir o anel até as lavas da Montanha da Perdição para destruir o anel para sempre. Sem a destruição do anel, a Terra Média estava fadada ao medo e a sucumbir às forças do mal.

Inovar não é fácil. Criar do zero um produto revolucionário ou resolver um problema complexo dentro de uma organização de forma simples exige muito esforço intelectual. E…


As vezes não basta assistir, tem que se jogar

No seriado “Silicon Valley”, Richard Hendricks é um tímido mas super inteligente programador. Ele criou um algoritmo revolucionário de compressão de dados, que sendo utilizado na Internet, permitiria o “streaming” com qualidade muito superior. Vários investidores o abordaram, ele entrou e saiu de vários acordos, ficou quebrado, e hoje está com uma nova solução para entrar no mercado.

Na economia digital de hoje, em muitos casos, o investimento interno e a atividade de fusões simplesmente não são suficientes para impulsionar o crescimento das empresas que precisam se manter competitivas. Como uma alternativa cada vez mais crescente, o modelo de capital…


Não se arrisque à toa, pela moda, todo cuidado é pouco

No filme “Tubarão”, Martin Brody é o chefe de polícia de Amity Island, que investiga morte de banhistas em praias da área. O prefeito da cidade não queria que os turistas soubessem do que de fato acontecia. Martin buscou fechar as praias aos banhistas, mas o prefeito burlava a população. Junto aos seus parceiros, Matt Hopper, um oceanógrafo e Quint um caçador de tubarões, eles finalmente encontram a causas das mortes.

Eles chegaram como tendência, conquistaram as marcas, caíram no gosto dos consumidores e do público em geral, despertaram a atenção para além da Internet e se estabeleceram como o…


Se livrando do passado e seus pecados para um novo ecossistema

No filme “O Quinto Elemento”, Leeloo é uma Mondoshawan, um ser perfeito, que é reconstruída em 2263 a partir de DNAs de sua mão, que foi encontrada em 1914 no templo egípcio. Leeloo aprende rapidamente sobre a condição negativa da humanidade, suas guerras, crimes e violência, e fica desencantada. Porém a terra está sob ataque, e será aniquilada. Junto aos seus parceiros, ela consegue salvar a humanidade com a luz divina.

É bem provável que você já tenha recorrido a parceiros de negócios para ampliar sua capacidade de entrega de valor. Se ainda não precisou, fique tranquilo e entenda o…


Há mais por detrás das aparências do que você imagina

No filme “Os Outros Caras”, Terry Hoitz um detetive desmotivado e metido a durão, se vê obrigado a ser parceiro de Allen Gamble, um burocrata dentro da polícia. Depois de muito bullying, ataques e se negando a ser seu parceiro, Terry descobre coisas incríveis sobre Allen, e juntos resolvem um caso de um grande roubo envolvendo grandes figuras da cidade.

Todos sabemos que no mundo digital de hoje é pouco provável que uma organização tenha sucesso se quiser fazer tudo. Quem tentar dominar por completo a se auto prover de uma Cadeia de Valor, realizando-a do seu início até o…


Linkando talentos, habilidades, experiências e tecnologias

No filme “Guerra nas Estrelas: O Retorno do Jedi”, Lukas Skywalker desenvolve suas habilidades de Jedi junto ao Mestre Yoda. Ele luta contra o tempo para retornar a Aliança Rebelde, juntando várias espécies de diferentes planetas para destruir a Estrela da Morte.

Antes de entrar no assunto de construção de cadeia de valor propriamente dito, devemos entender alguns conceitos importantes. Existe a Cadeia de Suprimentos, conhecida como Supply Chain, e existe Cadeia de Valor, conhecida com Value Chain. Entende-se por Cadeia de Suprimentos os assuntos relacionados a logística e ao fluxo de materiais, fluxo de informações ou fluxo financeiro. E…


Trazendo o melhor para você de fora para dentro

No filme “Clube da Luta”, Edward Norton um funcionário de uma companha de seguros, conhece Tyler Durden, que compreende as frustrações e o vazio de Edward. Juntos eles criam o Clube da Luta, uma ideia tão inovadora, que foi juntando centenas de homens ao redor de um propósito único.

Porque estamos vendo, ultimamente, tantas inovações sendo lançadas, comunicadas e experimentadas por todos? Porque estamos testemunhando uma mudança radical na forma como organizações fazem negócio? Porque estamos falando e praticando tanto transformação digital?

Se você tem mais de 40 anos, parar por um momento, olhar para o seu passado e para…


Conectando propósitos, pessoas, experiências, parceiros e tecnologias

No Filme “A Fome de Poder”, Ray Kroc conhece os irmãos McDonald, que tinham um único restaurante em San Bernardino. Os irmãos não conseguiam expandir o seu negócio para outras cidades, pois os seus altos padrões de exigência não se mantinham sem eles estarem lá presentes. Ray depois de muitos fracassos, achou a fórmula que tornaria o McDonald’s a maior rede de franchise do mundo.

O mundo das inovações tem ganhado um volume e aumento de frequência desproporcional nos últimos 10 anos. De fato, a tecnologia digital é o elemento central que permitiu o florescimento de tantas novas organizações que…

digifly.me

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store