Parceria como fonte de Inovação

digifly.me
3 min readNov 28, 2017

--

Trazendo o melhor para você de fora para dentro

No filme “Clube da Luta”, Edward Norton um funcionário de uma companha de seguros, conhece Tyler Durden, que compreende as frustrações e o vazio de Edward. Juntos eles criam o Clube da Luta, uma ideia tão inovadora, que foi juntando centenas de homens ao redor de um propósito único.

Porque estamos vendo, ultimamente, tantas inovações sendo lançadas, comunicadas e experimentadas por todos? Porque estamos testemunhando uma mudança radical na forma como organizações fazem negócio? Porque estamos falando e praticando tanto transformação digital?

Se você tem mais de 40 anos, parar por um momento, olhar para o seu passado e para o passado de seus pais, irá notar que a frequência de inovações são coisas recentes, dos últimos 10 anos. Uma nova realidade que se iniciou durante o século 20 e continua, exponencialmente, evoluindo pelo século 21. Mas, qual a razão para isso? Porque agora e porque exponencial?

Para responder essa pergunta, temos que, inicialmente, falar sobre o termo tecnologia. O ser-humano tem inteligência capaz de criar ferramentas para facilitar seu trabalho e também manipular aspectos da natureza para tornar sua vida mais confortável e segura. Também, para elaborar a resposta para as perguntas acima, teremos que retornar algum tempo no passado.

Desde os primórdios da civilização, a raça humana vem desenvolvendo tecnologias para melhorar sua qualidade de vida, seja com o fogo, a roda, a domesticação de animais e a agricultura. No entanto, até um determinado momento da história, essa inovações tecnológicas ocorriam com uma frequência bastante baixa. Veja o caso das formas de transportes. Desde o início da civilização se usavam animais para tração. Por mais de 5000 anos essa foi a realidade, até que no início do século 20, à apenas 120 anos, a tração animal foi substituída pelos carros.

O que estamos experimentando recentemente é uma exponencialidade nas inovações, e a razão para isso é o que se costuma chamar de inovações recombinantes. Uma vez que se tem algumas tecnologias inovadoras, novas inovações vão surgir da recombinação das já existentes. E isso é exponencial, pois mais inovações surgem, e estas se recombinam em novas inovações. Assim, o que estamos experimentando e a exponencialidade das inovações. Sigamos com o exemplo das formas de transporte. Antes, da tração animal para os carros, agora, apenas em alguns anos, dos carros para carros com adição de poder computacional e sensores, e teremos carros autônomos. O carro autônomo é uma inovação recombinante. Ela combina diversas tecnologias como GPS, Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial Cognitiva, Robótica, Internet da Coisas, etc, que já estão disponíveis e permitem que algo novo possa ser criado. Se olharmos para grande parte das inovações atuais, quase a totalidade delas são inovações recombinantes, as quais são compostas de camadas e camadas de inovações anteriores.

Uma jornada de transformação digital é o momento onde se deve olhar para as tecnologias e inovações atuais e tentar combiná-las para inovar. Essa forma de se pensar e agir, garante que a organização se mantenha relevante no seu mercado. No entanto, como a realidade de inovações, atualmente, é exponencial, grande parte das organizações não têm condições de acompanhar tudo o que está sendo criado nas diversas áreas de interesse. Assim, é vital olhar para o mercado e identificar parcerias especializadas que ajudem na identificação de tecnologias e tendências. E que possa auxiliar na combinação dessas tecnologias para inovação no design, planejamento e execução de entrega contínua de serviços integradores de inovações.

O Digital Hive _Favo de Mel 64-bits tem mais outros 63 favos de tendências e práticas de transformação digital. Então visite o Digital Hive, e descubra mais conhecimentos e experiências.

Este conteúdo é vivo, e terá alterações, mudanças e incrementos graças a sua contribuição, faça os seus comentários, eles são muito valiosos para ficarem só aí na sua cabeça. Agradecemos sua participação desde já.

“A Transformação Digital começa com você, não com tecnologia…”

Feito com ♥ por Richard Hechenbichler e contribuições de Gustavo Schmal, Mario Flores Neto, Leo Diniz Treulieb.

© digifly.me 2017. Todos os direitos reservados

--

--