Carnaval em um dia

Chegou a melhor época do ano.

É o momento de tirar as fantasias do fundo da prateleira de cima do armário, renovar o estoque de glitter e ir para as ruas.

O dia começa às 5 da manhã para acompanhar de perto o embalo dos blocos e o som das baterias. Mas tudo bem, é carnaval.

Antes mesmo do sol nascer, várias pessoas equipadas com seus óculos escuros parecem estar precavidas contra a claridade. Ou emendaram a noite anterior e, por algum motivo, preferem ocultar os olhos. Talvez seja pelas olheiras.

Enquanto o sol nasce, o som dos batuques é acompanhado do estalo de várias latas de cerveja se abrindo. Para quem não é de cerveja, tem bebidas de todas as cores também.

Para escapar do calor de meio dia, muitos jovens recorrem às garrafas d’água. Mas não são todos que bebem. Alguns insistem em levar a garrafa aos lábios e não a inclinam o bastante, como se desistissem da sede.

Se chover, também não é problema. A água refresca e ainda ajuda a embalar o hit Piscininha, amor.

De tarde, pessoas com cigarros artesanais formam rodas de conversas e propõem soluções para os dilemas da vida. Até o mais complicado relacionamento se torna simples.

Ao pôr do sol, um casal se beija apaixonado. Parece cena de filme e tem até ensaio de trilha sonora, com amigos entoando um coro de “É hexa!”, “É hepta!”. A paixão passa rápido e eles se despedem.

A volta para casa de Uber pode ser mais cara que o normal. Mas tudo bem, é Carnaval.

Nesse período, livres de julgamentos, podemos ser quem bem entendermos. Talvez até nós mesmos.

O sol volta a nascer e continua tudo bem. Em breve, a ressaca passa, o ano passa e é Carnaval de novo.


Gostou deste texto e quer receber os próximos por email?
É só se cadastrar aqui! E não precisa se preocupar, porque também odeio spam.
Escrevo semanalmente no LinkedIn desde Junho de 2018 e falo bastante de Escrita Criativa, Storytelling e Carreira. Fique à vontade para me acompanhar por lá também.

Dimitri Vieira

Engenheiro eletricista por formação, marqueteiro por vocação, entusiasta de belas histórias e profissional de Marketing de Conteúdo. Além de membro do time de Growth da Rock Content, editor-chefe do Comunidade Rock Content e escritor de LinkedIn por hobby.