1908年6月18日は傘戸丸の中から781人の日本人がサンパウロ州サントス港へ出って日伯交流が始まった。

写真:Wikipedia

今年は移民110周年記念!あれから何か変わったでしょうか?

あの時南米国ブラジルのイメージは下記のパンフレットでしょうか:


Unicornios no Japão made with Canva

De acordo com a lista da CB Insights só há 1 unicórnio (empresas privadas com valor de $1B+) no Japão. O conceituado jornal Nihon Keizai Shinbum, lista mais uma, a startup de inteligência artificial, Preferred Networks com valor acima de $2B, entre as 22 startups privadas, com possibilidade de se tornarem unicórnios.

A resposta é simples, o dinamismo e o acesso ao capital na bolsa de valores de Tóquio, em especial, o apetite ao risco das 97.3% de pessoas físicas. Veja gráfico 1 abaixo:


Os IPO’s no 1Q 2018

No primeiro trimestre de 2018, ocorreram 19 IPO’s na Bolsa de Tokyo (TSE), o número foi menor do que em 2017, período de 31 IPO’s. Apesar da queda, o dinamismo do mercado japonês, mostra o longo caminho que a bolsa brasileira (B3) precisa percorrer, pois em 2018 teve apenas 1 listagem no primeiro trimestre.

Abaixo as 11 listagens na seção Mothers, que mostram a importância de uma política de incentivo as chamadas empresas “Venture”, que no Japão são consideradas de alto risco, as startups, ou empresas aventureiras. …


O mundo globalizado de hoje não é mais o mesmo, a China é um novo peso na balança. A internet, e visionários como Jack Ma, abriram o caminho para os jovens empreenderem num mercado onde vivem bilhões de pessoas.

Da Índia, há um aumento significativo de expoentes e descendentes no controle de empresas globais. Inclusive, na gestão dos maiores fundos de VC americanos.

Da Rússia, Yuri Milner é um dos nomes mais globalizados do setor.

E da África do Sul, a Naspers é um nome conhecido dos brasileiros, pela compra do Buscapé. E dos chineses, pelo investimento na Tencent.

Do BRICS, falta a letra B!

Apesar…


Cyber Agent Group via Wikipedia

Quando pensamos em novos modelos de negócio, em “STARTUPS”, qual o local vem a mente?

Talvez a maioria dos brasileiros responda Silicon Valley. O ecossistema do “Vale”, é um modelo desejado por muitos países. A cultura do risco (high stakes), aliada a universidades e pessoas multiculturais, produz empresas que escalam o globo, e até o espaço.

Graças a inovação e a qualidade da plataforma, criada por lá, e crescendo no Brasil, tenho acesso para escrever um pouco sobre o ecossistema da Ásia, em específico, uma Startup do Japão. …

dino slender

Partnering with #Startups and #VC in 🇯🇵🔄🇧🇷 日系ブラジル人です 沖縄ルーツ デジタル戦略 #Asionalization #Brazionalization on Lkdn

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store