Retrospectiva 2015

Hoje é o segundo dia de 2016. Então, acho que ainda dá tempo de falar de 2015 sem parecer muito atrasado (só um pouquinho).

No dia 31, com minha esposa e amigos ao meu lado, os pés na areia e a garrafa de espumante mão, era inevitável pensar em tudo que vivi nesse ciclo de 365 dias que ficou para trás.

Suspeito que quando eu estiver velhinho e for avaliar minha vida direi que 2015 foi fundamental para uma série de transformações. Um ano de muitas reflexões, ações e, principalmente, inflexões. Mudanças cujas sementes foram plantadas lá em 2014 (talvez até antes) e que começam a germinar. Ainda como frágeis e pequenos raminhos, é verdade, mas sem dúvida com grandes possibilidades.

Aprendi em 2015 que planejamento é importante — pois sem ele tudo avança nas coxas. Todavia, ser capaz de se adaptar é ainda mais necessário. Be water my friend.

Aprendi que se seus objetivos não estiverem claros e suas ações alinhadas com eles, é bem possível que você se deixe levar pelas metas dos outros. Por falar nisso, o Neil Gaiman, numa das passagens do seu famoso discurso “Make good art”, diz que sempre imaginou seus objetivos como uma montanha. O importante era sempre seguir na direção dela, pois, mesmo que avançasse devagar, em algum momento chegaria lá. Tomei essas palavras como inspiração e estou tentando vivenciar isso.

Percebi também que é bem mais simples se sentir feliz fazendo algo que se gosta. Isso parece óbvio, porém no dia-a-dia é muito fácil relegar a satisfação a um segundo plano.

Aprendi a lidar melhor com a minha ansiedade (Graças a Kami-sama, porque estava foda, ufa).

Não que 2015 tenha sido um ano fácil, longe disso. Foi um ano de muito trabalho e aprendizado. De muitas dificuldades. Por muitas vezes questionei se minhas ações estavam/estão corretas (na verdade, essas dúvidas surgem o tempo todo). No entanto, segui/sigo em frente. Nesses momentos a Carol sempre estava lá para me apoiar — sem ela tudo seria bem mais árduo.

Cada vez mais tenho a certeza do caminho.

Uma vez me disseram que quando pedimos ao universo, ele atende. 2015 me provou isso. De tal forma que fica difícil não acreditar.

Que venha 2016! O ano que vai ser mais de 8000! Emoticon like

PS: Caso nunca tenha visto.

I — Bruce Lee: Be Water my Friend 
https://www.youtube.com/watch?v=JYxe6-KWX-M

II — Neil Gaiman: Make good art
https://www.youtube.com/watch?v=plWexCID-kA

III — Zen Pencils: Neil Gaiman — Make good art
http://zenpencils.com/comic/50-neil-gaiman-make-good-art/