Nem só de Bolsa Família se faz maioria no Nordeste
Os veículos de comunicação brasileiros e a classe média — com quem convivo — têm atribuído a forte votação de Dilma Roussef nos rincões do Nordeste à desinformação daquela população. Como se as classes médias do Distrito Federal, de São Paulo e de Santa Catarina (esqueci alguém?) fossem efetivamente mais informadas e como se, por isso, tivessem um voto mais “calibrado”.
Para os defensores dessa tese, ler a Veja e assistir ao Jornal Nacional são os elementos que definem um indivíduo bem informado.
Consta que Willian Bonner chama seu espectador médio de Homer Simpson… Aliás, o espectador médio do Willian Bonner é justamente o sujeito de classe média, que se considera bem informado.
Imagino que esses eleitores bem informados tem acesso às informações divulgadas pelo jornalista Marco Aurélio Flores Carone, preso em Minas em flagrante atentado à liberdade de imprensa pertetrado pela justiça de lá e pelo governo de então.
Caso essa horda de bem informados não tenha esbarrado em nenhuma matéria divulgada pelo Marco Aurélio Flores Carone, eu espero que no mínimo ela tenha tido acesso às centenas de veículações feitas pelo Sindicado do Professores de Minas sobre a calamidade que é a educação mineira.
Talvez os bem nascidos (ou será bem informados?) não consigam mais acessar os dados sobre a educação de Minas, posto que a justiça — em mais um atentado à liberdade de imprensa — censurou o sindicato. Neste caso eles podem ficar com os dados divulgados pela campanha do Aécio mesmo. Parecem bem realistas.
Votar no Aécio e no PSDB a despeito dos aeroportos privados em terras privadas com dinheiro público, ou dos bilhões de reais escoados pelo Metrô de São Paulo é sinal de informação, maturidade política… Pelo menos para o gado dos Marinho, dos Civita e dos Frias
Por outro lado votar em Dilma e no PT é sinal de atraso, de desinformação, em alguns casos até de vagabundagem.
Aquele povo do Nordeste que não gosta de trabalhar vota na Dilma porque quer continuar mamando nas tetas gordas do Bolsa Família. Essas tetas gordas que vêm sendo esticadas e sugadas até a última gota para garantir à cada brasileiro uma renda mensal de no mínimo R$70,00.
O povo mal informado do Nordeste, ao votar, não deve ter considerado a transformação demográfica gerada pelos programas para garantir acesso a água nem os impactos desses programas no fluxo migratório.
O Pronatec também não deve ter tido qualquer impacto. FHC deve ter feito várias escolas técnicas, deve ter interiorizado a universidade pública. Mas como FHC é dotado de um enorme espírito público ele não precisou divulgar esse feitos, por isso nem o bem informado de São Paulo nem o mal informado do Nordeste ficaram sabendo.
A Petrobrás, aliás, vai de mal a pior…
Enfim, até o dia 26 de outubro de 2014 sou PT desde criancinha.
ps.: Senhor bem informado, por favor clique onde estiver sublinhado…