Obrigado, Iwata

No último domingo a Nintendo notificou que Satoru Iwata, presidente e CEO da empresa, faleceu no dia anterior, 11 de julho de 2015.

Os problemas de saúde de Iwata já eram de conhecimento publico. Antes da E3 de 2014 a Nintendo divulgou que ele não estaria presente no evento por recomendações médicas. Na E3 desse ano a empresa novamente divulgou que o seu presidente não iria para Los Angeles pois tinha negócios para resolver no Japão. Muito foi especulado que o real motivo seria o estado de saúde de Iwata, afinal não fazia muito sentido o presidente e “a cara” da empresa perder o maior evento de games do mundo para resolver outros assuntos profissionais, mas ninguém sabia o quão sério era esse problema.

A notícia de falecimento do executivo, que tinha apenas 55 anos, pegou a indústria e os fãs de surpresa. Esse texto não vai detalhar os erros e acertos da carreira de Iwata ou falar sobre o futuro da Nintendo, mas sim tentar agradecer e relembrar o quanto essa pessoa foi importante para o mundo dos games.

Agradecer ao desenvolvedor Satoru Iwata pelo seu trabalho em clássicos como Earthbound e Balloon Fight, e também em grandes franquias como Pokemon, Smash Bros e Kirby. Trabalhos esses com muito destaque profissional mas sem reconhecimento do publico, pois infelizmente isso faz parte da profissão.

Agradecer ao presidente Satoru Iwata por liderar a Nintendo em uma de suas épocas mais complicadas e conseguir reverter a situação apostando em inovações com o DS e Wii, que se tornaram as “impressoras de dinheiro” da empresa.

Agradecer ao gamer Satoru Iwata, pelo entusiasmo e carisma em todas Nintendo Directs e principalmente por nunca esquecer que o que realmente importa nos jogos é a diversão. Diversão para todos como ele mesmo dizia.


“No meu cartão de visitas, eu sou o presidente corporativo. Na minha mente, eu sou um desenvolvedor de jogos. Mas no meu coração, eu sou um gamer.”
Satoru Iwata.