Você já passou por uma massagem cerebral?

Dispersciência
2 min readFeb 6, 2018

Caso você acompanhe nosso Instagram, provavelmente deve ter visto nossa enquete sobre ASMR. Afinal, o que é isso?

Massagem cerebral, Resposta Autônoma ao Meridiano Sensorial ou apenas ASMR é uma condição que possuímos de percepção de estímulos visuais e auditivos que desencadeiam sensações de formigamento no couro cabeludo e no pescoço, muitas vezes se espalhando para outros locais do corpo, como periferias dos nossos membros.

Há poucos estudos sobre isso, porém há muitos vídeos espalhados pela internet que simulam alguns desses sons e estímulos visuais. O sucesso desta “técnica de relaxamento” está cada vez maior, e muitos são os canais no YouTube adeptos a provocar essas sensações em seus inscritos.

O estado calmo e positivo desencadeado em nosso corpo e mente muitas vezes é consequência de sons simples, como amassar um plástico ou como sussurros. Mas será que há um fundamento neural para explicar essas sensações?

Bem, há uma coisa que precisamos entender um pouquinho antes de prosseguirmos: redes neurais biológicas. Os neurônios são as células que formam o nosso cérebro. A eficácia do trabalho de uma célula é maior se outras ajudarem. Desta forma, quanto mais células trabalharem em conjunto, mais elas podem processar informações e melhorarem seu funcionamento. Ligando neurônios em redes, portanto, há maior vantagem e eficácia às atividades cerebrais. Assim, um sinal recebido por um neurônio consegue se propagar rapidamente pela rede a qual ele está conectado.

Nosso cérebro possui uma rede interessante denominada de DMN. Esta nossa rede tem interações em muitas regiões cerebrais, e normalmente atua como nosso “piloto automático”. Sabe aquela tarefa monótona, como um caminho rotineiro para a faculdade? Este tipo de tarefa, por exemplo, muitas vezes não exige nossa completa atenção; entretanto, sempre chegamos a nosso destino. Como? Aqui entra a atuação da rede DMN. A DMN também está ativa e relacionada com diversas outras atividades, como quando o indivíduo está repousando, pensando sobre os outros, pensando em si mesmo, lembrando sobre alguns episódios passados, sonhando com o futuro, e adivinhem? Possivelmente também está relacionada com a ASMR. É importante ressaltar que, como o nome diz, ASMR é uma resposta cerebral. Portanto, há pessoas com ASMR, e pessoas que não possuem essa resposta.

É possível que a ASMR envolva uma mistura de múltiplas redes de estado de repouso. A rede DMN apresenta maior conectividade em algumas regiões do cérebro e menor em outras em indivíduos com ASMR, quando comparados com indivíduos de um grupo que não possuem ASMR. Regiões do cérebro tipicamente partes do nosso controle executivo (controle de habilidades cognitivas necessárias para os nossos pensamentos, nossas emoções e outras ações) e das redes visuais do estado de repouso apresentam maior atividade em pessoas com ASMR, por exemplo.

É importante ressaltar que a DMN não é exclusivamente a única rede possível para atuar à ASMR. Como citado anteriormente, ainda poucos são os estudos publicados sobre este tema, e esperamos que mais publicações surjam. Não é todo dia que descobrimos que nosso próprio cérebro pode se massagear, não é mesmo?

Para mais informações, não deixem de ver:

Publicação com dados: https://goo.gl/SzX5nh
Vídeo sobre ASMR da Jout Jout Prazer: https://goo.gl/sMbRpd

--

--