Crônica

O carisma que você não tem

Me lembro bem das aulas que tive na faculdade sobre o carisma. Existe o carisma do bem e do mal. Hitler, por exemplo, era um cara carismático, mesmo sendo o mostro que sabemos que ele foi. Ainda assim, carismático. Não é qualquer um que convence um país a lutar contra o resto do mundo inteiro e a segregar e dizimar os que não estão dentro dos padrões que ele estabeleceu.

Obama também é carismático. Claro, totalmente ao contrário de Hitler. Ele é um cara do bem, que fez o bem e lutou pelas coisas certas. O Lula, você gostando ou não dele, também é carismático. Tanto é que, provavelmente, se eleger vai conseguir a presidência novamente.

Mas o que me levou a escrever essa crônica foi a tentativa de ser carismático do atual presidente. Uma das técnicas de Storytelling para política é fazer com que personalidades apareçam com cães. Existem fotos de Hitler, Dilma, Bush, Obama e muitos outros com cachorros. E você até pode não gostar de alguns deles, mas funciona. Outra coisa: não se enganem, é uma técnica que visa criar empatia. E funciona bem.

Acontece que, o atual presidente do Brasil — na qual eu me recuso a pronunciar o nome — tentou usar a mesma técnica, visando diminuir a rejeição popular que beira os 100%. Mas ele não é empático, muito mesmos carismático. Acho que ninguém consegue se ver no lugar dele. Parece que existe uma placa na testa com a palavra ARROGÂNCIA em caixa alta.

Olhem a foto. A cara de desprezo, soberba, com o cão. Parece, de alguma forma, que esse cara tem mesmo afinidade com animais de estimação? Que no tempo livre gosta de brincar com cachorros ou outros animais? Não. Para mim, essa foto foi um tiro no pé. Ele não tem carisma o suficiente nem para acariciar um cão.

Acontece que a foto foi veiculada pela assessoria dele, mas não surtiu o efeito que deveria. Ao contrário, vi comentários de pessoas dizendo que o cão deveria ser salvo, ou que o Thor (nome do cão), estava junto ao deus nórdico da trapaça. Fora o vomitaço nos comentários da postagem. Não adianta, carisma não pode ser moldado ou comprado, nem se você tiver uma conta na Suíça. Ou você tem ou não tem. E o atual presidente não tem mesmo.

Like what you read? Give Diêgo Leôncio a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.