5 Coisas que Aprendi com o GitHub
Frequentemente, durante uma partida de futebol, escuto o narrador falando: "Fulano está com fome de bola". Essa frase significa que o jogador está demonstrando garra e potencial e está acima dos outros jogadores, ao menos durante aquele determinado jogo.
Acredito que com uma pequena alteração, podemos adequa-la para nossa profissão, ficando da seguinte maneira: Fulano está com fome de código.
Estar com fome de código significa ter curiosidade, buscar soluções, estudar e estar sempre em dia com as novidades do mundo da programação.
O GitHub é o lugar que encontrei para satisfazer a minha 'gula' por códigos.
Issues podem ser uma grande fonte de informações
Essa declaração é minha e foi uma das primeiras coisas que aprendi. Podemos aprender muito apenas lendo os Issues de um projeto. Na maioria das vezes é possível encontrar a solução para nossos problemas apenas lendo as Issues já publicadas.
O Angular por exemplo possui mais de 1.900 issues fechadas. Já o React possui mais de 2 mil,uma dessas pode ser a solução para seu problema, ou uma nova dica para projetos futuros.
Dica: Mergulhe de cara nas Issues, há sempre um segredo escondido nelas.
O feed do GitHub pode ser um atalho para encontrar projetos interessantes
Considero a página inicial (feed) do GitHub fantástica, principalmente se focarmos nas "curtidas" (starred) dos usuários que você segue. Elas nos levam a conhecer projetos nos quais nunca havíamos ouvido falar e que podem ser extremamente úteis no dia-a-dia de um desenvolvedor.
Lembre-se: O que é útil para alguém, também pode ser útil para você.
Através do feed, já descobri projetos que me ajudam muito, por exemplo: Redux, Lovefield e UMD.
Jamais tenha vergonha do seu código!!!
Eu não falhei. Eu apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam. ~Thomas Edison~
Todos erramos e ninguém vai te julgar por não ter um código tão bom quanto o do Sindresorhus ou do Addy Osmani. No máximo irão dar dicas ou Pull Requests com melhorias.
O que anima a comunidade pode animar você também!!!
Como o próprio GitHub diz: Encontre os repositórios que mais animaram a comunidade hoje/no mês/no ano.
Com os Trending Repositories é possível encontrar o que mais está agradando os desenvolvedores do mundo inteiro. E se agrada uma comunidade inteira, pode agradar você também, não é verdade?
Contribua…
Por último e não menos importante, contribua!!! Com issues, códigos, stars, da maneira que achar conveniente, mas contribua!!!
A comunidade não vive sozinha, ela precisa de programadores e você é um, não é?
Não perca a oportunidade de mostrar seu trabalho pro mundo, de ajudar outros colegas e, de brinde, ganhe um portfólio bastante interessante.