Como me tornei um Google Certified Associate Android Developer!

Presente de são valentim especial da Google em 2020, e dicas para fazer o exame com sucesso.

Doílio Abel Matsinhe
5 min readFeb 18, 2020

--

Para entender como cheguei aqui, precisamos voltar alguns meses para abril de 2019. Onde vi uma postagem no twitter que a Google ofereceria 30.000 oportunidades de bolsas de estudos e 1.000 concessões para as certificações Google Associate Android, Mobile Web e Associate Cloud Engineer . O treinamento seria ministrado por dois parceiros do Google, Pluralsight e Andela. Fiquei animado e imediatamente fui me inscrever.

Primeira interação com Andela

Aos 30.05.2019, submeti a minha candidatura para essa oportunidade junto com +120k candidatos e rapidamente recebi uma confirmação da ALC.

Primeira interação com Andela

Aceitação no programa

Aos 13.06.2019, abri meu e-mail e vi que havia sido selecionado para fazer parte da bolsa juntamente com 30 mil alunos, onde eu ia seguir o modulo Android. Não tenho palavras para descrever como me senti ao receber essa notícia.

Aceitação no programa

A diversão começa

De modo a avançar para a 2ª fase da bolsa, tivemos que nos envolver com o conteúdo da Pluralsight e concluir dois projetos de codificação, que você pode encontrar na minha página do Github: ALC4.0Project1 e ALC4.0Project2. Após concluir os projetos com sucesso, recebi um e-mail informando que havia passado para a 2ª fase juntamente com 10 mil alunos.

Tornei-me Mentor

Um dos fatores principais para ser selecionado para passar para a fase seguinte, além de se envolver com o conteúdo do curso Pluralsight e concluir os projetos, foi fazer a Avaliação de QI (relacionado com o modulo que estava a seguir) disponivel no Pluralsight e obter uma pontuação alta. Fiz o teste e obtive 275.

Developer Skill IQ Assessment

Tendo tido uma pontuação relativamente alta e concluido os projetos a tempo e com sucesso na fase anterior, Andela atribuiu-me o papel de mentor na fase atual e nas fases que ainda estavam por vir.

Fase do Projeto (Fase Final)

Depois de concluir a 2ª fase, fui aceito na fase do projeto junto com outros 4000 alunos, nesta ultima fase tivemos acesso a um projeto no Pluralsight para nos dar uma idéia do que esperar caso fossemos selecionados para fazer o exame de certificação da Google, lembro-me que nesse momento eu estava no trabalho, mas fiquei tão empolgado em concluir o projeto que rapidamente entrei no Pluralsight, coloquei a mão na massa e concluí o projecto.

A espera

Depois de concluir a fase do projeto, tivemos que esperar para obter os nossos resultados, para saber dos 4.000 alunos quais seriam os 1.000 alunos sortudos que receberiam as bolsas de certificação, essa foi uma das partes mais dolorosas, constantemente abria o meu e-mail e fazia refresh para ver se haviam novidades ou não, havia muita ansiedade naquele momento.
Algumas semanas se passaram, de repente alguns alunos começaram a postar fotos na plataforma Slack afirmando que Andela já estava revelando os resultados, meu coração disparou, abri logo o meu email para ver o resultado:

Aos 13.02.2020, fiz o exame Associate Android Developer com kotlin, iniciei por volta das 6h e terminei por volta das 13h. No dia seguinte, fiz a entrevista de saída às 8h e recebi o e-mail informando que eu havia concluido o exame com sucesso no mesmo dia às 23h35.

Este é um dos melhores presentes de são valentim que um desenvolvedor poderia pedir. 💕 😂

Obrigado pela oportunidade oferecida a mim e aos outros 30 mil africanos que fizeram parte desta bolsa de estudos.

Obrigado , , por nos apoiar sempre, fizeram um bom trabalho mantendo a ordem no Slack e interagindo com os alunos.

Dicas para quem quiser fazer o exame

O exame é dividido em duas partes, onde a primeira é a parte prática e a segunda é a verificação através de uma entrevista. Para fazer o exame com sucesso é necessário que leia o enunciado com atenção e leve em consideração o seguinte:

  • Ter domínio de todo conteúdo publicado no guia de estudo para a certificação que pretende fazer. No caso de Android: App functionality, User Interface, Data Management, Debugging e Testing.
  • Você não pode alterar ou apagar o nome de nenhuma classe ou metodos que já existam no projeto. Fazer isso pode levar diretamente à invalidação da sua tentativa.
  • Ter uma conexão a internet estável, pois o computador deve estar conectado a internet no decorrer do exame. Se o computador for disconectado e o tempo do exame acabar, você será levado diretamente à invalidação da sua tentativa.
  • Ter a versão de Android Studio estável mais recente instalada no seu computador.
Google Certified Associate Android Developer Doilio Matsinhe
Doilio Matsinhe

Link to my credential

E assim concluo a minha história. Obrigado pela leitura, espero que inspire alguém no futuro. Se gostou deste artigo deixe um like e sinta-se à vontade para entrar em contato comigo, você pode me encontrar no Instagram, LinkedIn, Twitter, Github.

--

--

Doílio Abel Matsinhe

Associate Android developer| PC Gamer| Tech Lover From Mozambique