Elevando o nível de criatividade através da honestidade e sinceridade nas equipes…

Cultura Criativa: é algo intangível, porém perfeitamente reconhecível. A empresa que adota uma cultura criativa possui interesse em inovar com ideias que surgem de todos os lugares. Em todas as reuniões de equipe a criatividade está presente diante da troca de ideias.

Ao explorar as opiniões dos colaboradores das empresas percebe-se que:

· Pessoas possuem ideias sobre diversas áreas da empresa

· Muitas dessas ideias são boas

· As ideias podem surgir de todos os níveis da hierarquia empresarial

· Diversas ideias podem gerar receita ou reduzir custos

Diante dos problemas que ocorrem nas empresas a troca de informações, visando a solução, deve ser feita da forma mais clara possível, sem deixar os envolvidos totalmente ou parcialmente desinformados. Para chegar na solução mais adequada é importante ouvir opiniões sinceras de todos do grupo. Tendo em vista que em muitos casos a sinceridade pode ser mal interpretada, para toda ocasião ela deve ser dosada. Deve-se escolher as palavras da forma mais inteligente possível para passar sua ideia sem prejudicar e sim contribuir na solução para o problema em pauta.

A melhor forma de adotar a sinceridade dentro das organizações para resolver problemas é formando uma equipe inteligente, apaixonada e com valores em comum. Encoraje-os a discutir o problema trabalhando a sinceridade uns com os outros. Sem o senso crítico entre os membros da equipe, é difícil identificar as possibilidades de solucionar algo e desenvolver a confiança no grupo, e como consequência disso, não haverá uma colaboratividade criativa.

No processo de desenvolvimento de um produto ou serviço a sinceridade é um ingrediente essencial. Por quê? Porque na fase de criação, o produto deve ser avaliado constantemente pela equipe, e nessa hora é importante discutir as forças e fraquezas do mesmo. A opinião sincera dos membros envolvidos se transforma em confiança no processo criativo elevando a melhoria do produto de forma considerável e com menos chance de apresentar falhas agradando assim os consumidores.

É comum se perder em algum momento ao desenvolver um projeto, mas encontrar o caminho pode ser mais fácil trabalhando em equipe, ouvindo feedbacks saudáveis de uma equipe bem estruturada, onde estes analisam as possíveis fraquezas, discutem e apresentam as soluções mais adequadas. A criatividade gera uma combinação entre informações, opiniões sinceras dadas pelos envolvidos, gerando assim soluções que não seriam possíveis se trabalhadas individualmente.

Uma empresa repleta de pessoas criativas não necessariamente é uma organização que inova. Para que a inovação aconteça as ideias dos colaboradores devem seguir o fluxo dos objetivos estabelecidos estrategicamente e a gerencia deve tratar essas ideias com cuidado, aceitando ou rejeitando de acordo com seus interesses.

-

-

-

Klismann Barbosa

(Bacharel em Administração de Empresas)

Facebook: https://www.facebook.com/KlismannBarbosa

Telefone: +55.71.99283–1282

E-mail: klis007@hotmail.com / klismannbarbosa@outlook.com