LÍDER/EMPREENDEDOR — Gestão de Excelência

Pensando no novo modelo de liderança, criando novos pensamentos, visando obter um perfil adequado para gerir pessoas diante das mudanças frequentes, os hábitos de liderança devem ser repensados, reinventados para atender as necessidades das empresas. Segundo Ramsey (2014), a criação do perfil mais adequado para atender uma organização que valoriza políticas, procedimentos de acordo com seus objetivos derivam da junção das principais características dos Líderes e Empreendedores.

Qualidades dos Líderes:

· Íntegro

· Prestativo

· Humilde

· Visionário

· Decidido

· Disciplinado

· Passional

· Leal

· Bom ouvinte

· Influente

· Ambicioso

· Carismático

Para não fracassar como líder, o profissional deve adotar todas essas características de forma intencional, pois o que você espera dos subordinados é exatamente aquilo que eles esperam de você. Algumas dessas características são fáceis de identificar, mas outras qualidades podem ser desenvolvidas pelo profissional aprimorando cada vez mais suas habilidades.

Qualidades dos Empreendedores

· Assume riscos

· Visionário

· Passional

· Dedicado

· Ético Profissionalmente

· Criativo

· Pensa de maneira inusitada

· Determinado

· Corajoso

· Motivado

· Gosta de aprender

· Tem ideias próprias

Assim, ainda segundo Ramsey (2014), o perfil mais adequado de líderes potenciais para uma empresa é a união dessas duas características que geram outras habilidades mais específicas:

· Servidores apaixonados pelo que fazem

· Pessoas com ideias próprias, mas que tenham integridade

· Profissionais que assumem riscos de maneira disciplinada

· Corajosos, mas humildes

· Visionários motivados

· Ambiciosos, embora leais

· Pessoas que gostem de aprender e sejam influentes

Novos hábitos surgem diante das transformações e a necessidade de adquirir as características citadas acima é imprescindível para conquistar a confiança da sua equipe inspirando-os a realizarem suas atividades com foco na qualidade. A forma em que os líderes e suas equipes trabalham impactam diretamente na opinião do consumidor.

Esses profissionais fazem toda a diferença nas organizações. Empresas que atuam na mesma área da cidade, no mesmo ramo, podem ter destinos diferentes. Enquanto um coloca a culpa do fracasso na economia atual, a outra está com o maior índice de faturamento desde o seu início. Qual a diferença entre elas? Aquele que está no comando. Uma vive o paradigma antigo de resistência aos novos hábitos vivendo paradigmas antigos, enquanto a outra se reinventa, busca novas oportunidades pensando sempre no melhor posicionamento diante do cenário competitivo em que se encontra.

-

-

-

REFERÊNCIAS

RAMSEY, DAVE. LÍDER EMPREENDEDOR: SEJA O LÍDER QUE ESTRUTURA E DESENVOLVE EMPRESAS. SÃO PAULO: NOVAS IDEIAS, 2014.

-

-

-

Klismann Barbosa

(Bacharel em Administração de Empresas)

Facebook: https://www.facebook.com/KlismannBarbosa

Telefone: +55.71.99283–1282