Apple e Lego no controle de robôs e drones

Novo Swift Playgrounds 1.5 da Apple pode ser utilizado nos conjuntos Lego Education para o controle de robôs e drones. Com o aplicativo, professores que usam as soluções Lego para o ensino em STEM poderão ensinar seus alunos a escrever códigos para o controle de protótipos

Swift Playgrounds apresenta uma nova forma de programar robôs, drones e instrumentos musicais.

Quando a Apple lançou o app Swift Playgrounds em 2016, o mundo da programação tornou-se acessível aos adultos e crianças que acreditavam que a criação de um aplicativo era algo intimidante. Combinando tutoriais, interface de toque e “desafios” em um iPad, o Swift Playgrounds tornou a compreensão dos códigos em uma experiência acessível e divertida, facilitando o aprendizado — e, o melhor, de forma totalmente gratuita.

Ao mesmo tempo em que o Swift Playgrounds proporciona aos estudantes e demais entusiastas da robótica a criação de seus próprios aplicativos, a tecnologia avança em um mundo onde drones e robôs são cada vez mais predominantes. Tendo isso em mente, a Apple lançou, em 1º de junho, o Swift Playgrounds 1.5, voltado para o controle de vários tipos de dispositivos via bluetooth e iPad — inclusive dos produtos criados por meio dos conjuntos LEGO® Education.

Direcionados ao ensino em STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) os produtos levam aos alunos fundamentos da robótica ainda nas séries fundamentais e, com a adição do suporte a drones e robôs à biblioteca de conteúdo do Swift Playgrounds, a combinação Apple e LEGO® Education promete despertar o interesse dos estudantes pela codificação.

“Com o Swift Playgrounds, os alunos podem, por exemplo, codificar e interagir com os motores e sensores criados a partir do LEGO MINDSTORMS Education EV3, um conjunto que possibilita explorar a codificação por meio da solução de problemas reais ao criar e comandar suas próprias criaturas, veículos, máquinas e invenções robóticas LEGO”, afirma Sérgio Freire, head comercial da LEGO® Education.

Aplicativo incentiva e dinamiza programas de aprendizagem multidisciplinares

A Swift é uma linguagem de programação consistente e intuitiva, que foi desenvolvida pela Apple para a criação de apps para iOS, Mac, Apple TV e Apple Watch. Desde a sua introdução, em 2014, a Swift foi adotada por desenvolvedores de software e, segundo a Apple, mais de 250 mil aplicativos foram criados usando essa linguagem. Criada para dar mais liberdade para os desenvolvedores, ela é fácil de usar e está disponível em código aberto, para que qualquer pessoa consiga colocar em prática uma boa ideia.

UBTECH Jimu Robot MeeBot Kit

Esse conceito vai totalmente ao encontro do ensino em STEM. Embora o método ainda seja pouco difundido no Brasil, o novo aplicativo da Apple poderá facilitar a vida dos professores que já usam os conjuntos LEGO® Education. “Nossas escolas precisam dar passos firmes e rápidos na revisão de suas metodologias. Combinar o Swift Playgrounds 1.5 aos produtos LEGO® Education é levar ao estudante programas de aprendizagem multidisciplinares, baseados em projetos focados especialmente no ensino científico, em uma linguagem totalmente acessível”, defende Freire.

Parrot Mambo MiniDrone

Os educadores que utilizam os conjuntos LEGO® Education podem fazer o download gratuito do Swift Playgrounds 1.5 na App Store. O aplicativo requer o iOS 10 ou posterior, e pode ser executado em todos os modelos iPad Air e iPad Pro, bem como o iPad mini 2. O suporte é fornecido por meio do programa Educação da Apple, que inclui Especialistas em Aprendizagem Profissional para ajudar com as lições.

Divisão educacional do Grupo LEGO, a LEGO® Education oferece experiências lúdicas de aprendizagem e soluções de ensino com base no sistema LEGO® de blocos de montar, material curricular adaptado e relevante ao currículo nacional, recursos digitais e formação de professores para educação infantil, ensino Fundamental e Médio e atividades extracurriculares.