Experimentos, o que são e como estou usando no meu dia a dia

Domenica Ferreira
3 min readJun 9, 2021

--

Neste artigo compartilho um pouco dos meus aprendizados como UX Researcher sobre experimentos e como faço para aplicá-los no meu dia a dia.

Imagem: Unsplash UX Indonesia

Eu escutei pela primeira vez sobre experimentos estudando sobre product discovery. Depois em algumas conversas sobre metrics e growth, o auge da minha descoberta foi quando encontrei o livro Testing Business Ideas da Strategyzer. Este conteúdo utiliza boa parte das metodologias dele, porém com algumas considerações e métodos que podem facilitar a aplicação.

Eu comecei a buscar mais conhecimento sobre experimentos por uma necessidade de conhecer diferentes métodos de pesquisa para fazer discoverys e validações de produto. Sair da zona de conforto de realizar teste de usabilidade, desk research, benchmarks, análise de dados internos, entrevistas e questionários, que são as pesquisas mais comumente utilizadas.

Mas afinal, o que são experimentos?

De acordo com a Strategyzer, um experimento é uma forma de validar ou invalidar uma proposição de valor ou hipótese que produz evidências. Um experimento é realizado para reduzir o risco e a incerteza de uma ideia de negócio. O experimento está no cerne do método científico.

E o que é a pesquisa?

Segundo definição do Google, pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área.

Experimentos são pesquisas, eles fazem parte do processo de descoberta de novos conhecimentos. Quando eu tomei consciência disso, tudo pareceu mais simples e leve e consegui encaixar perfeitamente experimentos no meu dia a dia. Foi como desmistificar um pouco o conceito que muitas vezes me pareceu distante do que são experimentos.

E porque devemos realizar experimentos?

Times maduros de produto, usam a mentalidade de teste e aprendizado para alavancarem seus negócios. Mas além disso, eles entendem que as necessidades e comportamentos dos seus clientes estão sempre mudando, e a melhor forma de acompanhá-las é estar o tempo todo testando, monitorando e coletando feedback dos seus usuários. Empresas como Amazon, Netflix e Google investem neste tipo de mentalidade.

Os experimentos ajudam os times de produto a reduzir riscos e incertezas, pois eles permitem que para cada incerteza você consiga montar um experimento que evidencie se aquele caminho é certo ou não. Então com os experimentos você tem a possibilidade de reduzir riscos de novos lançamentos, de testar o impacto de mudanças no seu produto ou identificar o que deve ser priorizado pelo seu time ou não.

A experimentação é uma ótima forma de aprender continuamente com o seu usuário. Ao fazer experimentos você está colocando o usuário no centro das decisões. Você está sempre observando e analisando a reação do usuário frente às mudanças. O que te fornece o ganho de otimizar continuamente a experiência do usuário para o que de fato ele é mais receptivo.

Outro ganho com a realização de experimentos é identificar o impacto real das ações. Como os experimentos em geral são específicos e você precisa definir uma métrica de sucesso, você consegue ter clareza de quais ações geram mais impacto.

Agora que sabemos quais são os benefícios de trabalhar com experimentos, o que acha de aprendermos como fazer um experimento? Em um próximo artigo vou falar um pouco sobre algumas metodologias, etapas e dicas para realizar experimentos.

Quer ser avisado quando o próximo artigo sair? É só me chamar no linkedin ou escrever aqui em comentários.

Trabalha com experimentos? Conta pra gente como é o seu dia a dia :)

Linkedin Domenica Ferreira UX Researcher no Inter:
https://www.linkedin.com/in/domenica-ferreira/

--

--

Domenica Ferreira

UX Researcher e Especialista em Neurociências e Comportamento! Comprometida em ser feliz e ter um trabalho que alimenta a alma :)