Querido eu mesmo, trago spoilers do futuro.

Hoje é 21 de Outubro de 2015. Os carros ainda estão no chão, os skates ainda possuem rodas e acessórios em tons holográficos não estão na moda.

Pelo que lembro sobre a primeira vez em que assisti o J. Fox viajando no tempo com o Christopher Lloyd, você deve estar com 15 anos. Ainda está no ensino médio e ainda reclama de ter que acordar nas manhãs de terça para estudar as tediosas aulas de geografia. Lembra de todas as vezes que sua mãe dizia que você estava reclamando de boca cheia? Ela estava certa.

Quero que anote: Bitcoin, JavaScript, Android e Programação Funcional. Comece a estudar e praticar imediatamente tudo isso, pois você se arrependerá de ter deixado de lado num futuro não tão distante. Ah, sabe essas revistas em quadrinhos que você tanto compra, dizendo que ficarão ao seu lado pro resto da vida? Me livrei de boa parte delas, então guarde mais dinheiro também.

Logo você decidirá prestar um vestibular para fazer curso técnico e será aprovado. Essa será uma das passagens mais extraordinárias da sua vida. Você irá conhecer pessoas maravilhosas e receber um nível conhecimento que te fará sentir como um Deux Ex Machina na vida daqueles que, posteriormente, você passará a chamar de usuários. Você se tornará um programador.

Assim que terminar o curso técnico, prestará vestibular para faculdade e também será aprovado. Essa, por sua vez, será uma das passagens mais horríveis da sua vida. Será o momento em que você enxergará que realmente estava reclamando de boca cheia. Ter 18 anos não é tão legal quanto nos filmes. O alistamento militar é um vilão horrível no cotidiano de quem não quer prestá-lo, as responsabilidades serão quadruplicadas e você irá perceber que está mais do que na hora de arrumar um emprego. Tudo vai ficar difícil, tudo vai exigir muito mais do que os reflexos que você se gabava de ter por conseguir clicar nos botões do mouse e apertar combinações no teclado nos momentos certos, naquelas inúmeras tardes em que passou com seus jogos online.

Porém, computadores de hoje recebem comandos de voz, óculos de realidade virtual estão na moda, drones que filmam são vendidos até mesmo em lojas de brinquedos infantis, você verá o Tony Hawk em cima de um hoverboard, a Nike está fazendo Power Laces iguais aos do McFly (com leds!), celulares são quatro vezes mais potentes do que o computador que você está usando neste exato momento, você pode jogar FIFA com um time inteiro de mulheres e não temos Jaws 19, mas temos Star Wars Episódio VII. Então o futuro não está tão ruim assim, de verdade.

Envio essa carta para você, eu do passado, do mesmo jeito que anseio por uma carta escrita pelo meu eu do futuro, por mais maluco e impensável que seja esse devaneio. Mas quantas coisas que eram tão malucas e impensáveis na sua época, hoje são tão normais quanto o ar que eu respiro? Inúmeras, eu diria.