Prime Video no Brasil: primeiras impressões

Na última semana a Amazon lançou no Brasil (e em mais 200 países) o Prime Video, seu serviço de streaming de filmes e séries, concorrente direto da Netflix, já bem estabelecida no Brasil.

Com esse serviço, a Amazon firma mais espaço no promissor mercado de streaming no Brasil e estabelece uma outra opção viável à Netflix.

Por aqui, a Amazon vem se estabelecendo desde 2014 com a venda de livros (físicos e e-books) e com o Kindle, um dos e-readers mais vendidos do mundo.

O catálogo do Prime Video é bastante deficitário, mas em poucos meses a Amazon deve ampliar as opções para os brasileiros. Os diferenciais são as séries originais da Amazon, como The Grand Tour e Mozart in The Jungle, e as séries Mr. Robot, Fear the Walking Dead e Seinfeld, que não estão disponíveis na Netflix.

Os aplicativos para Android e iOS oferecem, assim como o app da Netflix, opções para download. A principal diferença entre os apps da Netflix e do Prime Video é a possibilidade de escolher a qualidade dos downloads e onde salvar os arquivos (memória interna ou externa do dispositivo).

Os players, tanto na versão do app quanto na versão da web, oferecem informações extras sobre os atores, as personagens e a trilha sonora, além de curiosidades sobre o filme ou episódio.

Num primeiro momento, o Prime Video oferece somente opção de pagamento em cartão de crédito internacional. Nos primeiros seis meses de assinatura, são cobrados 2,99 dólares (cerca de R$ 10) e nos meses seguintes, $5,99 (cerca de R$ 20). O serviço também oferece 7 dias gratuitos para teste.

Conclusões:

Com o Prime Video, a Amazon abre novas possibilidades para os consumidores de streaming no Brasil, tirando o monopólio desse mercado das mãos da Netflix. Se nos próximos meses a Amazon trabalhar para ampliar o catálogo e fizer uma ampla divulgação, há uma grande possibilidade de encontrar seu próprio público de pessoas ainda não satisfeitas com o serviço oferecido pela Netflix.

Podemos esperar também que se o Prime Video der certo por aqui, a Amazon nos traga seus outros serviços, como a venda de outros tipos de produtos e serviços.