Como fazer marketing pelo Whatsapp

Você tem o Whatsapp de vários clientes, mas não sabe como trabalhar bem essa base? Então esse artigo foi feito especialmente para você. Vamos lá, vou te ajudar.

O Whatsapp pode ser uma grande ferramenta de marketing, porém precisa de muito cuidado no manuseio dessa ferramenta para esse fim. Para isso vou te falar sobre coisas que podem ser interessantes para o seu negócio e coisas que não seria interessante fazer para nenhum negócio.

Instantâneo e sensível

O público que está no Whatsapp é muito rápido na formação do seu ‘gostei’, ‘não gostei’, por isso é importante estruturar sua comunicação baseado em segmentação. Como é isso? Assim:

> Você Trabalha com três tipos de serviço: coach, facilitação de negócios e palestras. Nesse caso você tem três públicos diferentes.

  1. Separe seus contatos conforme o seu público, exemplo: quem procura coach é algo mais pessoal, onde o serviço está indo para uma pessoa específica. Então você está direcionando a comunicação com o objetivo de apoiar apenas uma pessoa no máximo. Assim como quem está procurando um serviço de facilitação está procurando serviço para um grupo de pessoas, portanto a comunicação deve ser especial para envolver grupos. Basicamente ela não procura soluções para ela e sim para o grupo, ela é apenas o ponto de apoio para a decisão, mas essa decisão será feita segundo as necessidades do grupo que você atende. No caso das palestras é mais parecido com a parte da facilitação de grupos.
  2. Separadas as suas listas você poderá criar os conteúdos específicos e, provavelmente, terá pouca rejeição do seu público. Então não baseia a sua comunicação em você pensando ‘essa é a comunicação da empresa X’ e sim ‘esse é o conteúdo para o público A’, ‘esse para o público B’ e ‘esse para o público C’. Desse modo, naturalmente você fará na cabeça do seu cliente ou futuro cliente qual deve ser a sua quantidade de pontos positivos com ele (o que poderíamos dizer como sua reputação). O mais importante é entender que isso não é firmado segundo o que você produz sobre você e sim o que você produz sobre ela.
  3. Assim que você criar os conteúdos específicos você poderá direcioná-los no um a um para cada cliente daquela segmentação que você fez. Evite utilizar ferramentas, pois elas são pegas como spam.

Consolidação

Quando você estiver em uma rotina mais intensa no envio de conteúdos interessantes e durante esse processo de envios também enviará materiais como ofertas, promoções e conteúdos próprios, aí começará o momento para o passo 2 que será a montagem de grupos de conversa sobre o assunto.

Grupos de conversa

Quando você tiver vários clientes engajados nos assuntos do seu ramo de atividade aí você poderá criar grupos de conversa para fomentar o assunto. Desse modo você terá mais autoridade no assunto.

Tenha bastante atenção em como fazer a abertura desses grupos de conversa. Também são importantes alguns passos, como:

  1. Crie o grupo segmentado por assunto, como exemplo:

> Se você está com o seu grupo de coach mais engajado, então crie um grupo chamado “Coach e Carreira”, por exemplo. Não tenha medo de perder o controle do grupo, pois o objetivo talvez seja esse mesmo. Você irá administrar o grupo, sendo que os donos são seus clientes. Como foi você quem os ajudou a conversar mais sobre o assunto então eles irão dar esse crédito a você, fique tranquilo.

2. Estimule a conversa sobre o assunto puxando sempre pessoas-chave. Procure as pessoas mais engajadas e faça perguntas puxando conversas sobre boas práticas que os participantes do grupo já tem.

3. Envie promoção sim. Porém não deixe com que as promoções afetem a conversa do grupo. Assim que completarem um assunto puxe a conversa sobre a promoção. Perceberá que aceitarão melhor e sem se sentirem invadidos.

4. Imagens de bom dia e as poluições naturais de whatsapp devem ser evitadas e crie uma espécie de boas práticas de uso dentro do grupo (como se fossem regras convencionadas), assim você poderá, a cada pessoa que entrar informar sobre as boas práticas de uso do grupo.

Eu já fiz muita ação por Whatsapp e posso comprovar que é um canal que traz resultado. Apenas lembre sempre do começo desse artigo dizendo que o aplicativo é “Instantâneo e Sensível”. Então tome bastante cuidado com os conteúdos que vai expor ao seu público. Se você tem dúvidas sobre como criar conteúdos para os seus clientes veja esse artigo aqui.

Conclusão

> Colete o Whatsapp dos seus clientes e futuros clientes

> Faça a segmentação desses contatos por interesse (se necessário pergunte para a pessoa antes)

> Faça lista de disparos com conteúdos interessantes

> Quando tiver um alto engajamento sobre determinada segmentação, então monte um grupo de conversação sobre o assunto da segmentação com grande engajamento.

> Envie promoções, porém não se esqueça de falar 80% das vezes sobre o que o seu cliente quer, pois a sensibilidade desse canal é muito alta e você pode acabar negativando sua imagem.

— — — — — — — — — -

Você tem ou pensa em ter um pequeno negócio? Então você precisa acessar o www.marketingparaaspequenas.com.br e ver como podemos ajudar no Marketing da sua empresa com planos a partir de R$50 (é menos que a pizza do próximo final de semana!)

— — — — — — — — — -

Um abraço,

Douglas Silva

Owner na MPP — marketingparaaspequenas.com.br

Profissional de Comunicação e Marketing