O que fazer com os e-mails dos meus contatos

Se você tem gerado uma lista de e-mails dos seus contatos, mas não sabe o que fazer com ela, esse artigo é especialmente pra você. Vamos lá, vou te ajudar.

Bom, assim que você já passou do primeiro passo de gerar uma lista com a coleta de informações de seus futuros clientes, assim como a coleta de e-mails, vamos para o passo seguinte que será trabalhar bem essas informações.

Se você não sabe como gerar uma lista com informações dos seus contatos veja como fazer isso no LinkedIn, para isso clique aqui.

O primeiro passo, antes de tomar atitudes como a de enviar e-mail marketing é importante você ver se isso seria o ideal para o seu negócio, para isso faça o seu plano de Marketing antes. Você pode baixar uma planilha para planejar isso clicando aqui. E se precisar de ajuda me consulte pelo Whatsapp 11 977498999.

Agora que você já fez [ou está para fazer] seu plano de marketing, vamos para dicas sobre o que você pode fazer com a sua lista de e-mails.

E-mail Marketing

O Mailchimp [clique aqui] é o local ideal para quem está começando a gerenciar sua lista de contatos, lá você poderá criar listas segmentadas dos seus clientes, por exemplo:

> Você tem um salão de beleza especializado em mulheres, aí lá dentro você poderá fazer uma lista com mulheres com tipos de cabelo diferente, tipo: Mulheres com cabelos cacheados; afro; liso; ondulado, e etc.

Isso fará com que você possa direcionar a comunicação ideal para cada cliente. Você pode pegar uma matéria legal que saiu sobre penteados afro e enviar para as suas futuras clientes que possuem esse tipo de penteado.

O interessante o envio de conteúdo para os seus clientes é pensar que quanto mais direcionado, particionado, específico melhor. Se o seu futuro cliente percebe que o conteúdo que você trouxe não é relevante para ele também você acaba perdendo pontos com ele. É como se fosse escola mesmo, sabe. A todo momento ou você ganha um ponto positivo na média ou acaba tomando um negativo

Editando seus e-mails

Você precisar tomar alguns cuidados quando estiver montando um e-mail para o seu cliente. Lembre-se que estará falando com o seu futuro cliente, portanto é bom ver o que converte mais. Para isso peço que você clique aqui e baixe esse guia feito pela RockContent sobre como melhorar sua construção de e-mails.

Ah, mas eu não tenho tempo pra tudo isso.
Ok, então clique aqui e leia esse artigo sobre como fazer isso mais rápido.

Agora que você já sabe como construir seus e-mail marketing, é importante também não ficar só nisso, pois, assim como você, seu cliente também recebe e-mails a cada minuto quase e sua mensagem pode perder efeito se não for um conteúdo que ajude, que seja apenas uma oferta. Então varie enviando um parabéns no dia do aniversário dele, procure saber mais sobre ele enviando uma pesquisa pelo Google Forms [clique aqui], ou até enviando para ele algum assunto que seja totalmente fora do seu mercado, como um show de stand up. Tudo isso forma uma certa ‘amizade’ com o seu cliente e da amizade você pode avançar para um ‘namoro’.

Ofertas? Claro. Mas só no final.

Lembra daquele seu amigo chato da escola? Então…cuidado para não ficar como ele. Eu falei um pouco acima que tudo no contato com os seus clientes são traduzidos como ponto positivo ou ponto negativo. Esse artigo aqui você está classificando como um ponto positivo ou negativo para mim no meu relacionamento com você, então procure falar sobre o que o seu futuro cliente quer falar, depois você fala de você.

Mas como falar sobre o meu cliente se eu não sei sobre o que ele quer falar? Por isso é importante você conhecê-lo cada dia mais. Envie pesquisas de informação sobre assuntos para ver o que ele gosta mais, perceba quais conteúdos tem mais abertura, cliques, resposta, e vá planilhando tudo isso. Guarde todas as informações que você tiver sobre o seu cliente.

O segredo que aprendi sobre como saber mais sobre o meu futuro cliente é fazendo perguntas. Então te pergunto: você gostou desse artigo? Comente aqui em baixo. E você também pode me falar sobre as dificuldades que você tem no seu negócio que eu vou gerar conteúdo sobre isso também.

Você sabe como fazer marketing pelo Whatsapp? Então clique aqui.

— — — — — — — — — -

Você tem ou pensa em ter um pequeno negócio? Então você precisa acessar o www.marketingparaaspequenas.com.br e ver como podemos ajudar no Marketing da sua empresa com planos a partir de R$50 (é menos que a pizza do próximo final de semana!)

— — — — — — — — — -

Um abraço,

Douglas Silva

Owner na MPP — marketingparaaspequenas.com.br

Profissional de Comunicação e Marketing