Amazon S3

Douglas Mendes
5 min readApr 15, 2024

--

Esse artigo faz parte de trilha de estudo do Roteiro de estudo AWS Certified Solutions Architect-Associate

Classes de Amazenamento do S3

Amazon S3 Standard (S3 Standard)

O S3 Standard oferece um armazenamento de objetos com altos níveis de resiliência, disponibilidade e performance para dados acessados com frequência. Como fornece baixa latência e alto throughput, o S3 Standard é adequado para uma grande variedade de casos de uso, como aplicações na nuvem, sites dinâmicos, distribuição de conteúdo, aplicações móveis e de jogos e análise de big data.

Amazon S3 Intelligent-Tiering (S3 Intelligent-Tiering)

o S3 Intelligent-Tiering monitora os padrões de acesso e move automaticamente os objetos que não foram acessados para níveis de acesso de custo inferior. O S3 Intelligent-Tiering armazena objetos automaticamente em três níveis de acesso: um nível que é otimizado para acesso frequente, um nível de custo 40% mais baixo que é otimizado para acesso não frequente e um nível de custo 68% mais baixo otimizado para dados raramente acessados. Por uma pequena cobrança mensal de monitoramento e automação por objeto, a S3 Intelligent-Tiering monitora padrões de acesso e move objetos que não foram acessados por 30 dias consecutivos para o nível Infrequent Access e, agora, após 90 dias sem acesso, para o novo nível Archive Instant Access. Para dados que não exigem recuperação imediata, você pode configurar o S3 Intelligent-Tiering para monitorar e mover automaticamente objetos que não são acessados por 180 dias ou mais para o nível Deep Archive Access para obter até 95% de economia de custo de armazenamento

Amazon S3 Express One Zone

A S3 Express One Zone pode melhorar as velocidades de acesso aos dados em 10 vezes e reduzir os custos de solicitação em 50% em comparação com a S3 Standard. Embora você sempre tenha conseguido escolher uma região específica da AWS para armazenar seus dados do S3, com o S3 Express One Zone você pode selecionar uma zona de disponibilidade específica da AWS dentro de uma região da AWS para armazenar seus dados.

Amazon S3 Standard-Infrequent Access (S3 Standard-IA)

S3 Standard-IA é indicado para dados acessados com menos frequência, mas que exigem acesso rápido quando necessários. A categoria S3 Standard — IA oferece os altos níveis de resiliência e throughput e a baixa latência da categoria S3 Standard, com taxas reduzidas por GB de armazenamento e GB de recuperação. A combinação de baixo custo e alta performance torna a classe S3 Standard-IA ideal para armazenamento de longa duração, backups e armazenamentos de dados para arquivos de recuperação de desastres. É possível configurar classes de armazenamento do S3 no nível do objeto, e um único bucket pode conter objetos armazenados no S3 Standard, S3 Intelligent-Tiering, S3 Standard-IA e no S3 One Zone-IA.

Amazon S3 One Zone-Infrequent Access (S3 One Zone-IA)

O S3 One Zone-IA é indicado para dados acessados com menos frequência, mas que exigem acesso rápido quando necessários. Ao contrário de outras classes de armazenamento do S3, que armazenam dados em no mínimo três Zonas de disponibilidade (AZs), a S3 One Zone-IA armazena dados em uma única AZ, com um custo 20% inferior ao S3 Standard-IA. A classe S3 One Zone-IA é ideal para clientes que querem uma opção de menor custo para dados acessados com pouca frequência, mas não precisam da disponibilidade e da resiliência S3 Standard ou S3 Standard-IA.

Amazon S3 Glacier Instant Retrieval

A Amazon S3 Glacier Instant Retrieval é uma classe de armazenamento de arquivos que oferece o armazenamento de custo mais baixo para dados de longa duração, que raramente são acessados e exigem recuperação em milissegundos. Com a S3 Glacier Instant Retrieval, você pode economizar até 68% nos custos de armazenamento em comparação com o uso da classe de armazenamento S3 Standard-Infrequent Access (S3 Standard-IA), quando seus dados são acessados uma vez por trimestre. A S3 Glacier Instant Retrieval oferece o acesso mais rápido ao armazenamento de arquivo, com a mesma taxa de transferência e acesso em milissegundos que as classes de armazenamento S3 Standard e S3 Standard — IA. O S3 Glacier Instant Retrieval é ideal para arquivar dados que precisam de acesso imediato, como imagens médicas, recursos de mídia de notícias ou arquivos de conteúdo gerado pelo usuário. Você pode fazer upload de objetos diretamente para o S3 Glacier Instant Retrieval ou usar as políticas do S3 Lifecycle para transferir dados das classes de armazenamento do S3.

S3 Glacier Flexible Retrieval

O S3 Glacier Flexible Retrieval oferece armazenamento de baixo custo, custo até 10% menor (do que o S3 Glacier Instant Retrieval), para dados de arquivo que são acessados 1 a 2 vezes por ano e recuperados de forma assíncrona. Para dados de arquivo que não requerem acesso imediato, mas que precisam da flexibilidade para recuperar grandes conjuntos de dados sem nenhum custo, como casos de uso de backup ou recuperação de desastres, a S3 Glacier Flexible Retrieval (antiga S3 Glacier) é a classe de armazenamento ideal. A S3 Glacier Flexible Retrieval oferece o maior número de opções de velocidade de recuperação que equilibram o custo com tempos de acesso que variam de minutos a horas e com recuperações gratuitas em massa. Trata-se de uma solução ideal para backup, recuperação de desastres, necessidades de armazenamento externo de dados e para quando alguns dados ocasionalmente precisam ser recuperados em minutos e você não quer se preocupar com custos. A S3 Glacier Flexible Retrieval foi projetada para proporcionar 99,999999999% (onze noves) de durabilidade de dados e 99,99% de disponibilidade, armazenando dados de forma redundante em várias zonas de disponibilidade da AWS separadas fisicamente em um determinado ano.

Amazon S3 Glacier Deep Archive

A S3 Glacier Deep Archive é a classe de armazenamento mais acessível do Amazon S3 e oferece suporte à retenção e preservação digital de longo prazo para dados que podem ser acessados uma ou duas vezes por ano. Essa classe é projetada para clientes que mantêm conjuntos de dados por 7 a 10 anos ou mais para cumprir requisitos de conformidade regulatória, especialmente em setores altamente regulados como serviços financeiros, saúde e setores públicos. O S3 Glacier Deep Archive também pode ser usado para casos de uso de backup e recuperação de desastres, além de ser uma alternativa mais barata e fácil de gerenciar em comparação aos sistemas de fita magnética como bibliotecas on-premises ou serviços externos. O S3 Glacier Deep Archive complementa o Amazon S3 Glacier, o que é ideal para arquivamentos em que os dados são recuperados com frequência e alguns desses dados precisam estar disponíveis em minutos. Todos os objetos armazenados no S3 Glacier Deep Archive são replicados e armazenados em, pelo menos, três zonas de disponibilidade distribuídas geograficamente, protegidos por 99,999999999% de resiliência e podem ser restaurados em até 12 horas.

S3 Outposts

O Amazon S3 on Outposts oferece armazenamento de objetos para seu ambiente de AWS Outposts on-premises. Usando as APIs S3 e os recursos disponíveis nas regiões da AWS hoje, o S3 on Outposts torna mais fácil armazenar e recuperar dados em seu Outpost, bem como proteger os dados, controlar o acesso, marcar e gerar relatórios sobre eles. O S3 on Outposts fornece uma única classe de armazenamento Amazon S3, chamada “OUTPOSTS”, que usa as APIs S3 e é projetada para armazenar dados de forma duradoura e redundante em vários dispositivos e servidores em seus Outposts. A classe de armazenamento S3 Outposts é ideal para workloads com requisitos de residência de dados locais e para satisfazer as necessidades de performance exigentes, mantendo os dados próximos às aplicações on-premises.

--

--

Douglas Mendes

Pai do Miguel e da Mariana, desenvolvedor Full Stack, gosto de refletir sobre TDD, DDD, SOLID, Clean Code, Padrões de Projeto e Arquitetura de Software.