Fazendo deploy Flask no Google Cloud.

Douglas Braga
4 min readApr 9, 2020

--

Você irá aprender a disponibilizar sua aplicação de Data Science na Internet e de graça.

Então você fez um algoritmo muito legal e você quer disponibilizar isso para ser utilizado por todos. Mas quando o assunto é Data Science infelizmente temos perfil de profissional diferente dentro de um mesmo tema.

Temos o profissional com perfil mais analítico forte em matemática, outro que se destaca em codificação na elaboração de códigos como Python, R, Javascript e outras linguagem e os fodões. Aqueles que tem um perfil de entrega de ponta a ponta os chamados “Unicornios”.

Ponta a ponta entendemos como o projeto de analise da problematização ou suposições, transformando isso em uma serie matemática, codificação, plotagem dos dados, treinos… E por fim a disponibilização da informação em um front-end.

O objetivo desse artigo é ensinar você a ser um Data Science fodão em front-end. Ao final desse artigo você terá sua aplicação rodando na internet com link FREEEEEE para mostrar e exibir para seus colegas que se acham o máximo o seus projetos em notebooks no Kaggle.

Borá mão na massa !

  1. Acesse o site: https://cloud.google.com/ logando com sua conta do Gmail.
  2. Após o login clique na parte superior lado direito na palavra “Console” vamos para tela da plataforma. Nesse momento você pode ativar sua conta e será liberado um credito de US$300 para ser gasto com as ferramentas da plataforma.

3. Primeira coisa que devemos fazer é criar um projeto. Clique no controle dropdown de projetos na parte superior da tela.

4. Clique em “Novo Projeto” e você pode nomear o projeto com o nome que achar melhor.

5.Se deu tudo certo até aqui você vamos começar a trabalhar em seu projeto. Na parte superior selecione seu projeto e escolha a opção “APIs e serviços” no menu lateral.

6. Na opção “APIs e serviços” clique em seguida “Painel”. Agora vamos ativa o Cloud Shell que será nosso terminal para execução dos comandos

7.Ao usar o Cloud Shell pela primeira vez você terá uma mensagem sobre o serviço mas basta clicar em “Continuar ” para dar prosseguimento.

8. Para os entusiastas podem se aventurar com comandos e códigos. Como não é o meu caso clique em “Abrir terminal”.

Nessa fase vamos incluir os arquivos referente ao Flask. Você pode fazer um upload da sua maquina para o Cloud Shell ou melhor baixar os arquivos de um repositório na internet. Eu já deixei tudo pronto para você em meu repositório no GitHub: https://github.com/DouglasBragaDev2/FlashGoogleCloud

O Cloud Shell aceita os comando Gits e podemos importar os arquivos de uma forma muito rápida e tranquila usando o comando git clone.

git clone https://github.com/DouglasBragaDev2/FlashGoogleCloud.git

9. A essa altura do nosso trabalho você deve ter todos arquivos disponíveis em seu termina.

10.Nessa fase vamos executar comandos no Cloud Shell.

Digite a sequencia de comandos:

cd FlashGoogleCloud

pip install flask

gcloud app deploy

11.Pode ser perguntado em qual região estará seu projeto, fica ao seu criterio mas eu escolhi a opção 13 e Enter. Depois Y para continuar o deploy.

12. Caso você não tenha “Ativado” a cobrança terá um mensagem de erro como essa abaixo.

Como resolver? Clique em Ativar na parte superior da tela.

Siga os passos incluindo seu dados pessoais e cobrança informando um cartão de credito. Você não será cobrado nesse momento.

Finalizado essa parte você pode retornar ao Cloud Shell e digitar o comando gcloud app deploy para retomar o processo.

13.Ao finalizar o processo teremos o endereço na internet onde seu aplicação estará disponível.

Espero que esse artigo tenha ajudado você a desmitificar o deploy no Google Cloud com aplicações Python.

--

--