Como utilizar a “privacidade de publicação” dos seus posts no #Facebook

A muito tempo atrás fiz um post falando sobre a privacidade das postagens no Facebook e este assunto tão polêmico por assim dizer ainda continua muito presente. Estou falando de um post que fiz em 2011 e ainda até hoje isso continua "dando pano pra manga".

Esta ferramenta de segmentação de público é muito interessante porém muitos ainda acham que ela nào é precisa. Talvez tenham razão mas antes de culpar a plataforma reveja alguma das configurações abaixo para que fique claro e esclarecido como esta ferramenta de fato funciona e para quando é de fato utilizado.

Nota: antes de continuar é bom que eu te diga que não sou um especialista porém o pouco que conheço é com base no material e na central de ajuda do Facebook. Além disso, resolvi escrever este post para você poder entender como funciona e para que você pode usar quando quiser sem medo de ser feliz. =)

Bem vamos ao que interessa…

Após clicar no botão público.

da esquerda para direita:

  1. onde fica o botão publico.
  2. o que acontece ao clicar.
  3. ao clicar em mais abrir-se-á outras opções

Vamos nos atentar apenas nas principais…

A primeira opção você escolhe que pessoas ou listas poderão ver seus post (menssagens). Para isto existem 4 opções.

Público: Quando você compartilha algo com o Público, significa que qualquer pessoa da Internet tem permissão para vê-lo. Você deve usar essa configuração somente para informações que desejar disponibilizar publicamente. O público dessas publicações inclui pessoas que não são seus amigos no Facebook e pessoas que não estão nas suas redes escolares ou de trabalho.

Amigos: Todos os amigos no Facebook.

Amigos, exceto: Esta opção permite que você publique itens para os seus amigos no Facebook porém caso precise postar coisas que determinados perfis NÃO podem ver, este recuro permite tal coisa.

Amigos específicos: Esta opção permite você especificar quem pode ver a publicação e somente estes irão ver.

Somente eu: Esta fornece a opção de compartilhar com grupos ou redes às quais você pertence ou tornar o conteúdo completamente privado por esta opção — o que quer dizer que somente você pode ver a publicação. De modo geral esta opção, faz com que todas os posts marcados com esta opção "somente eu", fique invisivel para todo mundo. Apenas você e o facebook podem visualizar. De prático, no meu caso, como sou designer digital, acbo utilizando este recurso para testar alguns comportamento e propoções de imagens

Personalizado: Ao escolher Personalizado, você compartilha itens, seletivamente, com pessoas específicas ou então os oculta. Você também pode compartilhar itens com listas de amigos configuradas, como Família ou Melhores amigos, ou ocultar publicações da sua lista de Colegas de trabalho.

Ao selecionar a opção Personalizado pelo seletor de público antes de compartilhar, você pode definir mais detalhes sobre seu público:

  • Para disponibilizar o conteúdo a pessoas específicas: Escolha “Pessoas específicas” no primeiro menu suspenso que aparece e digite individualmente nomes de amigos ou listas de amigos que você deseja que vejam sua publicação. Somente as pessoas que você listar poderão ver sua publicação.
  • Para ocultar conteúdo de pessoas específicas: Digite individualmente nomes de amigos ou listas de amigos para quem deseja restringir sua publicação usando a seção “Não compartilhar com”. As pessoas que você listar aqui não poderão ver sua publicação.

Dependendo da versão (língua, português ou inglês, ou qualquer outra), o conteúdo pode variar um pouco. Lembrando que o facebook tem passado por algumas atualizações às vezes significativas outras, radicais. Em relação a publicação dos posts, ele foi radical pois em fóruns há muitas pessoas com dúvidas em relação a isso, mas, pra variar as mesmas não tem paciência de ler os tutoriais redigidos muitas vezes em inglês.

Vale lembrar que em relação a este assunto, há alguns outros recursos que o facebook disponibilizou que acrescentam e até mesmo ajudam a ter mais privacidade nos posts. Precisa ficar claro que neste post foi explicado a ponta de um iceberg, isto é, o post aponta algumas coisas que achei relevante destacar.

Caso queira tirar mais dúvidas em relação a isso ou qualquer outro assunto que tenha dúvida consulte o material de ajuda do facebook.

Para localizar, clique no botão superior onde há uma "?" (interrogação) onde abrirá algumas opções no menu, inclusive fazer uma pesquisa rápida.


Acredito que o post esteja simples e fácil de entender. Mas Se houver dúvidas, deixer nos comentários abaixo que ficarei feliz em responder.

Um grande abraço.

Douglas Braga — designer digital, diretor de Arte, interective front-end developer, músico, freelancer, poeta e produtor.