O segredo está nos logs!

Sua aplicação, seja ela web ou desktop, está estável, funcionando corretamente ?
Quando descobrimos que alguma parte do sistema esta dando erro ? Se a resposta for quando o cliente reclama, é visível que temos um problema. Devemos ser os primeiros a saber quando algo no nosso sistema não está saindo como deveria. Para facilitar nós temos essa informação, só que ela provavelmente está esquecida lá no log do servidor, e só quando alguém reclama de algum problema é que vamos olhar no log para ter uma pista do que está errado.
Uma ferramenta bem interessante que eu encontrei para contornar este problema foi o Sentry. Que é um software de rastreamento de erro em tempo real, que além de funcionar muito bem, e ter um plano gratuito, é open source :)
Pensei em fazer um tutorial mas não é preciso, a documentação do sentry é ótima, e você irá conseguir configurar ele no seu projeto sem problemas. Uma grande vantagem, é poder acessar os logs por uma interface web muito amigável, onde você pode colocar vários projeto, e ter indicativos visual de quais estão dando algum erro, e saber mais detalhes sobre estes erros, e tudo isso antes do cliente ligar para reclamar do bug!.
Bom, mas o que eu mais gostei nele, foi a apresentação do log em si, que além de trazer o traceback do erro, também traz o contexto em que o erro ocorreu, então você vê onde ocorreu o erro, e os valores da variável daquele contexto, sendo assim, muitas vezes você entende o problema e como arrumá-lo apenas olhando o log!
Esse é o resumo da minha experiência com o Sentry. E você, qual sistema de rastreamento do erros você utiliza ?
