VAMOS FALAR DE PROJETAR?

Josiane de Abreu
2 min readApr 21, 2021

--

VAMOS FALAR DE PROJETAR?

EMPREENDENDO EM GENTE

Constituir uma Associação, uma Ong, um Oscip, Cooperativa, Clube, Grupo, pensando em um projeto social é fácil, simples, rápido e tranquilo. Mas, mantenha uma instituição sem fins lucrativos ativa, funcional e viva, aí sim, tudo muda de paisagem, de um sonho dourado para uma realidade cheia de altos e baixos.

Simples, porque num projeto social, com pessoas. E, pessoas? São muitas vezes as pessoas que não atendem a todas as suas expectativas, nem sempre atendem às nossas necessidades, às pessoas que atendem às suas necessidades.

Eu tinha uma ideia — lembra?

Essa ideia surgiu quando estivemos em audiência com o Secretário de Governo da Prefeitura, e naquele momento, um grupo de diretores também estava ali para conversar com o Prefeito. Foi aí, que despertou o meu interesse para desenvolver um projeto social pelo, e, para o meu Bairro.

comecei a trabalhar nessa ideia. E muito fácil elaborar um Estatuto, um Regimento no, finalmente, toda a documentação de Inter, mas o principal, o produto final desse projeto, quem foi Instituição, quem deveria chamar para compor a constituição, quem deveria chamar para compor a Quem atende com todo o trabalho que propõe a fazer.

Analisei todos os meus, ex-alunos e pessoas vizinhas que conheciam.

O modelo certo que atende a nossa finalidade social abrange todos os interesses que atendem como moradores e proprietários do Bairro, seria, o de uma Associação de Moradores.

Associação nos vários centros de assuntos importantes: saúde, meio ambiente, turismo, empreendedorismo, cultura, associativismo, assistencialismo, entre outros assuntos prioritários para um Bairro distante do dativismo. Uma área política do contexto de proteção ambiental e pessoal, cercada por propriedades públicas de lazer ou agrícolas, alguns negócios, mas, poucos negócios dentro de negócios públicos e equipamentos urbanos. Uma zona de conflito legislativo já existe uma Lei Estadual que protege os Mananciais, dentro de uma área federal por estar protegida pelo INCRA ( http://antigo.incra.gov.br/pt/o-incra.html ) só poderia resultar num grande e maravilhoso trabalho.

E assim incrementamos nosso Estatuto com defesa dos interesses coletivos e difusos para atender a todos.

Depois de todos os nossos nomes chegaram, neste momento a fazer reuniões para um dos nossos nomes, e Moradores um dos nossos nomes, e Moradores um dos nossos nomes, e Moradores por um dos nossos proprietários, e Moradores por um dos nossos proprietários. Realmente? Não contiver um nome diferente por não distinção de classe econômica, mas, se fixou, então, ficou assim mesmo, e, com nosso tempo a Sigla acabou pegando AMPMF.

#associação #meioambiente #moradores #legislação

https://ocondutordotempo.blogspot.com/2021/04/vamos-falar-de-projetar.html

--

--