Hiperparatireoidismo — Você conhece essa doença?

Dr Tireóide
3 min readApr 22, 2018

--

O hiperparatireoidismo é uma doença comum mas extremamente pouco diagnosticada. Isso porque 70% dos pacientes são assintomáticos! A incidência aumenta com a idade e acomete principalmente as mulheres.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=QM_Znh2WYf8[/embedyt]

O que é o hiperparatireoidismo?

É uma doença causada pelo excesso de Paratormônio — o PTH, que é produzido pelas glândulas paratireóides. Elas estão localizadas no pescoço, bem próximo da tireóide, e geralmente temos 4 delas.

O PTH é responsável pelo equilíbrio dos níveis de cálcio no sangue. No hiperparatireoidismo, o aumento exagerado do PTH, causa um aumento exagerado dos níveis de cálcio — a hipercalcemia, e isso é extremamente prejudicial.

Quais os sintomas do hiperparatireoidismo?

Mais de 70% dos pacientes são assintomáticos, não sentem absolutamente nada. É descoberto em um exame de sangue de rotina, mostrando que o cálcio está elevado.

Os sintomas específicos da doença se manifestam quando o problema já esta mais sério, e são pedras nos rins recorrentes, osteoporose em pacientes jovens, ou até fraturas patólogicas, pois o PTH retira o cálcio dos ossos, deixando-os mais frágeis.

Mas existem vários sintomas subjetivos, não tão específicos, como dores pelo corpo, cansaço, alterações gastrointestinais e até distúrbios psiquiátricos.

Como é feito o diagnóstico do hiperparatireoidismo?

O hiperparatireoidismo é uma das poucas doenças em que o diagnóstico é exclusivamente laboratorial, confirmada por exames de sangue. Basta a dosagem do cálcio e do PTH estarem alterados para fechar o diagnóstico.

Após a confirmação do diagnóstico, existem exames para localizar qual paratireóide está doente — o ultrassom cervical e a cintilografia das paratireóides.

Tipos de hiperparatireoidismo

Hiperparatireoidismo primário

- adenoma de paratireóide, onde apenas uma das glândulas está acometida

- hiperplasia — Em doenças genéticas

- carcinoma de paratireóide — raro e agressivo

Hiperparatireoidismo secundário

- causado pela insuficiência renal crônica, nos pacientes em hemodiálise. Todas as glândulas estão acometidas. É uma forma mais grave e deletéria de hiperparatireoidismo, e acomete principalmente os pacientes que estão na fila do transplante renal.

Qual é o tratamento do hiperparatireoidismo?

O tratamento é cirurgia — retirada das glândula doente. Necessita de anestesia geral, mas é uma cirurgia segura, com poucas complicações. No pós-operatória há necessidade de cuidado com os níveis de cálcio, que podem baixar demais, mas geralmente isso é transitório.

Sobre o site drtireoide.com

Hoje em dia, com a quantidade de informação disponível na internetfica difícil encontrar conteúdo de qualidade.Meu objetivo não é substituir uma consulta médica! Mas ajudar meus pacientes a entender melhor as doenças da tireóide!Asvezes percebo quenão consigopassar para o paciente todo o conhecimento sobre a sua doença ou,devido a ansiedade da consulta, o paciente não capta toda a mensagem.

Qualquer dúvida escreva nos comentários. Talvez eu escreva um post ou faça um vídeo sobre o seu problema! Se você quiser saber mais sobre mim clique aqui, e se você for de Fortaleza e quiser marcar uma consulta, clique aqui.

Originally published at Dr Tireóide.

--

--

Dr Tireóide

Blog do Dr Jônatas Catunda sobre as doenças da tireóide e sobre cirurgia de cabeça e pescoço. Aproveite para conhecer o site — drtireoide.com