Nódulo na tireóide — o que você precisa saber!

Dr Tireóide
4 min readJan 25, 2018

--

Você tem ou conhece alguém que tenha nódulo na tireóide? Nesse artigo vou tirar as suas dúvidas!

O que são nódulos tireoidianos?

Os nódulos tireoideanos são lesões (caroços) que aparecem dentro da glândula e são muito comuns. Ainda não se sabe a causa. Estima-se que 1/3 das mulheres adultas tenham nódulos. E a incidência aumenta com a idade. As pesquisas mostram que se você fizer um ultrassom de rastreio em todas pessoas acima de 50 anos, metade delas descobrirá um ou mais nódulos tireoidianos. E com o avanço da tecnologia, a qualidade do ultrassom aumenta e detecta nódulos cada vez menores.

É perigoso ter nódulo na tireóide? Pode matar?

A maioria dos nódulos, mais de 90%, são benignos — não são câncer, não vão matar. Muitos deles não vão nem crescer. Mesmo se forem malignos, o tratamento é bastante eficaz e as chances de cura são muito boas!

O grande medo dos meus pacientes é o câncer. Alguns chegam bastante ansiosos pois a primeira coisa que fazem ao descobrir um NÓDULO é buscar no Google, e o que encontram muitas vezes é que é CANCER. Nódulo na mama, no pulmão, no pâncreas são extremamente preocupantes, pois se forem malignos ,tem alto potencial de matar. Já o câncer de tireóide cresce lentamente e dificilmente dá metástases à distância, por isso não há motivo para se preocupar em excesso, pois 99% dos casos de câncer de tireóide são curáveis se o tratamento for feito adequadamente.

É comum eu receber pacientes encaminhados de outros colegas médicos com uma punção do nódulo de câncer ou suspeita de câncer que chegam desesperados por causa desse diagnóstico. Mas a verdade é que as chances de escapar são muito boas, não há necessidade desse alarme todo!

Entenda melhor vendo esse vídeo:

Como saber se tenho nódulo na tireóide?

Hoje em dia a forma mais comum de descobrir um nódulo na tireóide é através do ultrassom cervical, solicitado por inúmeros motivos. Apenas 5% dos nódulos são palpáveis. Outros exames também podem mostrar, como a tomografia, ressonância e o PET-TC feitos por outra indicação. Os nódulos também podem ser descobertos ao exame físico — ao palpar o pescoço, ao se olhar no espelho, às vezes alguém observa o nódulo enquanto você esta falando ou comendo. Nódulo na tireóide em homens muitas vezes são percebidos ao fazer a barba, quando notam que a tireóide está aumentada.

Quais os sintomas dos nódulos sólidos na tireóide?

A maioria dos nódulos são assintomáticos! Não causam NENHUM sintoma. Isso depende do tamanho do nódulo — quanto maior ele for, maior a chance de comprimir estruturas ao redor, como a traquéia e o esôfago, causando entalo ou engasgos. Porém isso só ocorre em nódulos volumosos, com mais de 4cm. Em nódulos menores alguns pacientes apresentam esses sintomas mas a causa pode ser outra — como doença do refluxo ou mesmo ansiedade. A maioria dos nódulos são frios, não produtores de hormônios, por isso não costumam causar sintomas sistêmicos como perda de peso, queda de cabelo, palpitações.

Nódulo na tireóide dói?

É raro, mas pode doer. Na tireoidite aguda, uma inflamação da glândula, ela pode ficar dolorida. Mas na maioria dos casos não vai ter dor alguma. Alguns pacientes vem com uma queixa de dor na garganta — não deve ter relação com a tireóide, pois fica localizada do lado de fora, anterior a traquéia.

Qual é o tratamento?

Na maioria dos casos — NENHUM. Os nódulos muito pequenos, menores do que 1cm, muitas vezes não precisam ser puncionados, apenas repetir o ultrassom com frequência para saber se estão crescendo ou não, e realizar exames de sangue para ver se os hormônios estão OK. Nódulos maiores talvez precisem da punção da tireóide para saber do que se trata. Se for câncer ou suspeito de ser câncer, deve ser indicado a cirurgia.

Ah doutor, mas não existe um remédio para desmanchar o nódulo?

Não, não existe…

Essa avaliação sobre a necessidade de puncionar ou não, o acompanhamento ou a cirurgia da tireóide deve ser feita com o cirurgião de cabeça e pescoço.

Sobre o site drtireoide.com

Hoje em dia, com a quantidade de informação disponível na internet fica difícil encontrar conteúdo de qualidade. E esse é exatamente o meu objetivo, levar informação de qualidade a quem precisa. As vezes percebo que não consigo passar para o paciente todo o conhecimento sobre a sua doença ou, devido a ansiedade da consulta, o paciente não capta toda a mensagem.

Qualquer dúvida escreva nos comentários. Talvez eu escreva um post ou faça um vídeo sobre o seu problema! Se você quiser saber mais sobre mim clique aqui, e se quiser marcar uma consulta comigo, clique aqui.

Originally published at Dr Tireóide.

--

--

Dr Tireóide

Blog do Dr Jônatas Catunda sobre as doenças da tireóide e sobre cirurgia de cabeça e pescoço. Aproveite para conhecer o site — drtireoide.com