Liberalismo ou neoliberalismo?

“É importante ressaltar que qualifico simplesmente como liberais as idéias aqui defendidas. Não uso a expressão neoliberalismo, por considerar desnecessário o prefixo neo. A meu ver, não houve nada de particularmente novo nos últimos 50 anos que justificasse a designação neo às idéias liberais. Aliás, há pouca coisa a acrescentar à visão de David Hume e Adam Smith, enunciadas há cerca de 250 anos. Mesmo os grandes avanços representados pela teoria subjetiva de valor, enunciada principalmente por Carl Menger, em 1870, ou as modernas análises das burocracias públicas da Public Choice School, liderada por James Buchanan e Gordon Tullock, na segunda metade deste século, devem ser entendidos como uma evolução natural das idéias, motivadas mais pela expansão do conhecimento e pelo avanço tecnológico, do que propriamente por uma mudança que justificasse o despiciente prefixo. Afinal, também a física, a química, a biologia sofreram uma evolução relativamente muito maior do século XVIII aos nossos dias e, nem por isso, falamos em neofísica, neoquímica ou neobiologia. Em verdade, a expressão neoliberal só se justifica para designar um socialista que se tornou liberal; nesse caso, o prefixo neo se aplica ao indivíduo que mudou de posição, e não às idéias que passaram a habitá-lo […].” — (STEWART JR, Donald. A organização da sociedade segundo uma visão liberal, 1997, p. )

Visite o Blog Doutrina Liberal:

https://doutrinaliberal.com

Written by

Não se trata de ideias ocas sobre o Estado, nem mesmo, de discursos de ódio. Mas sim, de reflexões a respeito dos princípios da economia liberal.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade