Sobre Mobilidadade Urbana

Para um problema de todos, soluções para todos.

No último final de semana aconteceu o primeiro Startup Weekend de Mobilidade Urbana — São Paulo, uma competição com o objetivo de incentivar e ajudar empreendedores a desenvolverem idéias inovadoras para tentar solucionar um dos maiores problemas das grandes metrópoles: a mobilidade.

Eu estava lá, como participante, para entender o evento, aprender algo e também conhecer essas pessoas que estavam dispostas a passar 56 horas imersos na identificação de problemas e soluções. Afinal, não poderia ser algo ruim.

A surpresa não foi conhecer um monte de gente interessante e com idéias inteligentes prontas para serem debatidas e desenvolvidas, a surpresa foi sentir em todo aquele ambiente e naquelas pessoas uma energia incrível fluindo espontaneamente, pronta para ser direcionada.

Uma vez que as idéias iniciais foram apresentadas e as equipes de trabalho competidoras formadas, foi sensacional ver cada um com um propósito, e as energias sendo concentradas e lapidadas por nossos excelentes mentores.

A ideia da minha equipe era criar um aplicativo colaborativo para ciclistas, que fornecesse rotas personalizadas, além de mapeamento de serviços seguros para bike. Legal né?

Com essa ideia pretendíamos resolver algumas dores de muitos ciclistas, e ao mesmo tempo atrair mais pessoas para essa comunidade que não para de crescer e que é, hoje, a melhor alternativa de mobilidade urbana. Se tem tanta gente apaixonada por bike, porque não apaixonar outros?

Nosso app se chama Woole, e apesar de estar em desenvolvimento pode ser visto aqui: http://wooleapp.co/

E o tempo passou. Foram duas noites em que dormi apenas 6h, somando. E em cada manhã acordei mais empolgado e excitado com aquilo que estávamos criando. Afinal, quando a equipe é incrível e a gente acredita no objetivo, nada pode nos parar.

Outras excelentes idéias foram apresentadas, como o BUM, o bilhete único mobile, que quer utilizar a tecnologia NFC para revolucionar os pagamentos nos transportes metropolitanos. Ou o Cadá, que quer ajudar os paulistanos a encontrar onde dormir por preços baixos, sem precisar cruzar a cidade, utilizando vagas de última hora em hostels, hotéis e motéis. Além de várias outras.

Ao final do evento, o cansaço aumentava junto com a adrenalina, que serviu de combustível junto com a energia e vontade que a equipe estava. Muita ansiedade também para a apresentação final que seria feita para os jurados, CEO’s do Über e da Easy Taxy, representante do Google, o Secretário do Ministério dos Transportes, entre outros relevantes.

Com a conclusão do evento, posso dizer tranquilamente que essa foi uma das experiências mais gratificantes da minha vida, conheci pessoas incríveis, tive um aprendizado enorme, e a sensação de dever cumprido vai demorar pra passar.

Ah, antes que eu esqueça, nosso aplicativo venceu a competição! E, por isso, vou encerrar essa narrativa agradecendo a equipe que tornou isso possível! Obrigado a todos, vocês são sensacionais!

Eric, Eduardo, Eu, André, Júlio, Anderson, Nathália, Diogo e Rodrigo
“ A realização não vem com a conquista dos objetivos traçados, mas sim no caminho percorrido ate alcançá-lo.”
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.