O aplicativo que quer curar a timidez

“Muitas vezes para atingir um grande desafio, a melhor estratégia é dividi-lo em metas menores. Se você quer conquistar o topo de uma montanha, por exemplo, a sugestão de um especialista é dividir a jornada em pequenos trechos. No Everest, que é pico mais alto do mundo, com 8.848 metros de altitude, existem 5 acampamentos desde a base até o cume. Mas o que isso tem a ver com superar a timidez? Simples, a timidez é a montanha. E nessa escalada, o guia será o Youper, um aplicativo repleto de ferramentas para percorrer esse caminho e conquistar seus objetivos.”

Essas ferramentas estão reunidas em uma plataforma interativa acessível por meio de um aplicativo sempre que você precisar. Seja qual for a sua montanha, uma apresentação em grupo, uma entrevista de emprego, ou paquerar alguém, o Youper pode ajudar.

Superando a timidez com ciência

Entre as técnicas mais importantes para fazer essa escalada para superar a timidez, o Youper usa a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) como a principal delas. Essa técnica psicológica reprograma a mente para evitar pensamentos automáticos, os quais estão diretamente ligados a ansiedade social. É com a ajuda da TCC que será possível entender porque muitas vezes sente-se medo e desconforto em situações como ir a uma festa ou conversar com colegas.

Para dar os primeiros passos nessa escalada é preciso organizar um plano de jornada. Por meio de um teste de habilidade social, você vai descobrir seu nível de preparação, e com base nas metas e objetivos que vocês escolher, o Youper irá organizar uma jornada personalizada aos seus interesses.

Adquirindo confiança em etapas

Mas assim como em uma grande montanha não se pode escalar rápido demais, é preciso ser gradual para superar os desafios da timidez. Em grandes escaladas, os alpinistas fazem diversos ciclos de aclimatação, isso significa subir até um acampamentos mais alto, sentir os efeitos do ar rarefeito e voltar para o acampamento anterior. Esse processo garante que eles estarão seguros e com fôlego nos estágios mais avançados. Na jornada do Youper é bem parecido.

Ao longo da jornada alguns desafios poderão se repetir com o objetivo de melhor fixação das experiências positivas. É um jeito de ensinar a mente que aquela situação, que antes gerava um desconforto ou medo, agora é segura, confortável e até mesmo divertida. Assim, o usuário ganha confiança para seguir em frente.

Na verdade, essa é a essência do Youper. Na montanha, um guia orienta o alpinista e cuida para que ele tenha acesso às ferramentas necessárias, mas sem nunca fazer o percurso em seu lugar. O Youper ajuda quem precisa superar a ansiedade em situações sociais, mas de um modo em que o usuário percebe e aprende que a capacidade de realizar esse desafio é dele mesmo, e não de algo externo.

Ferramentas contra a timidez

E por falar em ar rarefeito na montanha, você sabia que a timidez também costuma tirar o fôlego das pessoas? Quando ansiosas ou com medo, é comum as pessoas se afobarem e interpretarem com exagero algumas situações. Pensando em ajudar também nesse desafio, o Youper conta com uma ferramenta interativa de respiração. Ela ajuda a estabelecer um ritmo de respiração e uma maior oxigenação do corpo, fundamental para manter a calma. Respirar fundo e pausadamente ajuda a seguir em frente.

Também é comum diante de grande desafios sentir-se intimidado demais e naturalmente pensar que não é possível realizar aquela tarefa. Logo, encontram-se diversos motivos para ficar em casa e não sair. Acontece que a mente, após anos com medo de relações sociais, cria armadilhas de pensamento para não enfrentar o desafio. Mas aos poucos o Youper ensina também como driblar essas armadilhas e manter-se focado no objetivo maior.

Ok, mas qual o primeiro passo?

O primeiro passo rumo à superação dessa montanha já foi dado. Se você chegou até o final deste artigo, já sabe que existem formas de superar a timidez e a ansiedade em situações sociais. É um pequeno, mas importante passo. E assim como foi o primeiro, serão todos os demais: feitos por você e contando com o Youper e suas ferramentas.

Like what you read? Give Dr. Hamilton a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.