Por que não o Keyakizaka?

Poderia resumir a pergunta do título com um simples “as fórmulas adotadas não me capturam, algumas até não me agradam” e seria justo. Impossível agradar a todos, é óbvio, mas por que eu vejo problemas onde outros enxergam somente ouro? Não sei, não tenho a pretensão de saber, mas posso dizer o que não me agrada.

Primeiro e mais importante de tudo: as músicas no geral não me conquistam. Posso dizer que os dois primeiros singles, Silent Majority e Sekai ni wa Ai Shika Nai, são incríveis, posso elogiar eles tecnicamente com o meu conhecimento musical nada profissional, o som me parece completamente no lugar, os coros são bem distribuídos… Mas não me cativam, não me conquistam, são realmente duas músicas muito boas, mas elas não conseguem alimentar minha mente. O terceiro e quarto single, Futari Saison e Fukyouwaon respectivamente, com esses eu já tenho problemas, enquanto o primeiro entre eles me parece preguiçoso, alguns trechos me parecem um reaproveitamento Kimi Wa Melody do AKB48. Já Fukyouwaon, esse eu senti como sendo algo extremamente genérico, sem força, creio que faltou um aproveitamento melhor até mesmo da força vocal do grupo.

Não bastassem as músicas não me conquistarem, os vídeos musicais também não me conquistam. Eu já não sou uma pessoa de ficar acompanhando repetidas vezes vídeos musicais, porém os do Keyakizaka são repetitivos e isso me incomoda. São os mesmos elementos como a luz, as coreografias que chegam ao nível de exagero em algumas vezes (elemento que não serve apenas para o vídeo musical, mas para as performances em geral), tudo repetido, reciclado. Seria por conta do sucesso estrondoso de Silent Majority? Tudo me faz crer que sim.

Dizem que em time que está ganhando não se mexe, mas isso é uma frase cunhada por quem não tem conhecimento esportivo, claramente. Em time que está ganhando se mexe, não somos uma espécie perfeita, não criamos nada perfeito, tudo pode ser aperfeiçoado e se não aperfeiçoarmos, a concorrência acaba conosco. Isso vale para tudo, esportes, vida pessoal, artistas também precisam se recriar para continuar a crescer e no caso do Keyakizaka eu acho que vale uma repaginação, especialmente nos vídeos musicais, mas também na posição de center.

Hirate Yurina tem talento, inegavelmente, mas ela está muito longe de ser perfeita ou completa, ela dança muito bem, mas seu vocal não é dos melhores, ela se esforça completamente, mas nos programas de TV do grupo não tem presença alguma, mas isso é quase uma regra no Keyakizaka, para ser honesto. Vale lembrar: Ikoma Rina foi center nos 5 singles iniciais do Nogizaka46, depois disso voltou apenas uma vez ao posto, sua imagem foi desgastada rapidamente, mesmo com os fãs a amando. Por outro lado temos Matsui Jurina, center em todos os singles do SKE48, quase que como uma tirana do grupo. Yurina: Rina ou Jurina? Se o gerenciamento do grupo for esperto, nenhuma das duas, mas se não for…

Os programas de TV, Keyakitte Kakenai? e Keyabingo! eu vejo como um grande problema. O Keyakitte Kakenai? é assistível, tem coisas interessantes. Já o Keyabingo!… Oh Boy! É basicamente Sugai Yuuka, Moriya Akane e Oda Nana brilhando, com boas participações de Imaizumi Yui, Kobayashi Yui, Watanabe Rika (com o personagem mais estranho que eu já vi para uma idol, mas funciona) e Ozeki Rika, além de outras participações esporádicas das outras. Programas de TV atraem bastante atenção, eu mesmo conheci muito melhor o Nogizaka pelo Nogibingo, o 48 Group pelo AKBingo!, idols me chamaram atenção ali, muitas na verdade, já o programa de variedade do Keyakizaka eu acho sofrível e muito é por conta das próprias integrantes do grupo.

Eu não vejo o Keyakizaka46 como um grupo pronto ainda, como grupo e individualmente todas tem que melhorar, algumas muito mais, outras menos. Isso não é problema realmente, ninguém nasce pronto, mesmo que haja alguma ilusão as vezes de que a pessoa nasceu pronta, o Keyakizaka vai se desenvolver e talvez com o tempo eu comece a apreciar melhor. Mesmo tendo atenção e algumas integrantes que eu gosto até muito, o grupo como um todo não tem feito meu estilo, eu vejo como algo extremamente repetitivo, da center ao estilo do uniforme (que atualmente é muito parecido com os casacos de algumas tropas da França napoleônica). Eu entrei no mundo idol com sede de coisas novas, o Keyakizaka46 me supriu inicialmente, mas depois o grupo caiu em uma rotina e acho que isso me afastou.

Pode ser que um dia eu aprecie novamente o grupo, ou até deixe de apreciar por completo, mas eu não desprezo sua força. Se para você funciona (muito provavelmente funciona para quem vai ler), muito bem, aprecie, faça bom uso, para mim já não funciona mais. O grupo passa longe de ser ruim, entretanto ainda sim não é o que eu busco, se ele te atrai, rouba sua atenção, que ótimo. Estamos ambos corretos porque buscamos o que nos faz feliz, mas o Keyakizaka não é aquilo que, ao menos nesse momento, eu procuro.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Phantom NN 46’s story.