Meu ambiente de trabalho | Parte 2 | Instalando o Ubuntu.

Daiane De Souza Alves
4 min readOct 14, 2017

--

Instalação do Ubuntu é algo que já fiz algumas vezes, até organizei um Install Fest para mulheres da comunidade PHPRio por meio do PHPWomen RJ, este foi sucesso total! Terminamos o evento com duas máquinas formatadas e com Linux instalado.

Óbvio que em meu primeiro notebook eu não queria nem ver a cara do Windows .Consegui um pendrive com o Ubuntu 17.04 com meu grande amigo e já liguei meu notebook com o pendrive na USB, aqui começa a jornada.

1. Experimente o Ubuntu

Para treinar melhor meu inglês, eu sempre tento usar tudo em inglês. A primeira tela que você verá é esta que segue. Recomendo que clique em “Try Ubuntu” para testar se está tudo ok e também para poder utilizar seu computador durante a instalação. É, aqui vem uma surpresa, a instalação não leva mais de 10 minutos e você pode usar o computador enquanto instala!!!

Agora que você já está com o Ubuntu rodando pelo pendrive (ele ainda não está instalado em seu computador), teste tudo, som, wifi, rede, bluetooth, etc.

2. Selecione sem conexão

Para a instalação ir mais rápido, opte por instalar sem usar a internet. Assim o Ubuntu não vai baixar as atualizações durante a instalação.

3. Não baixe nada

Não marque nada nesta tela para terminarmos logo esta instalação.

4. Tipo de instalação

Aqui vai uma grande dica que você vai se sentir uma super pessoa, vamos fazer a instalação avançada!!! Uhuuu! Faremos a instalação avançada para que possamos ter todas as partições separadinhas.

Na tela seguinte, selecione todas as partições da lista e clique no sinal de menos que tá do lado esquerdo desta tela. É nesta parte que vamos gastar mais tempo mas vamos fazer um trabalho bonito.

Vamos deletar todas as partições e criar elas da seguinte forma, todas como partição primária:

OBS: faça o cálculo de 1024 * 2 para 2Gb, 1024 * 30 para 30Gb (isto vai dar 30720 Mb), estes tamanhos são informados em Mb e não em Gb.

  • / boot = 2Gb (ext4 file system)
  • / = 30 GB (ext4 file system)
  • Swap Partition = 2 x o tamanho da sua memória
  • /home = o que sobrar do seu HD (ext4 file system)

A partição /boot contém os kernels instalados e todas as atualizações de kernel, é, 2Gb é um absurdo, mas meu HD é de 1TB, 2Gb passa a não ser nada, rs…

A partição / é a raiz do teu HD, é nela que o Ubuntu será instalado.

A partição swap é uma extensão da memória RAM, se você tem pouca memória, quando abre programas demais vai lotar toda a sua memória RAM, nesta hora o sistema operacional passa a usar uma parte do HD como memória e esta parte é a partição swap.

Se você usa HD e não tem ainda grana para ter um SSD, é recomendável que a /home seja a última partição e a swap esteja antes da home para que o HD não se mova muito para gravar os dados na swap quando necessário.

Esta partição swap nada mais é do que uma “memória RAM virtual” e é recomendável que ela tenha sempre o dobro do tamanho da sua RAM.

Ufa, esta parte acabou, clique em “continue” pode confirmar na tela seguinte e vamos seguir em frente…

5. Layout de teclado

Agora selecione o layout do teu teclado, faça o teste na caixinha de texto que tem aí nesta tela, se tiver dificuldades de identificar qual que é, clique em “Detect Keyboard Layout”.

Agora clique novamente em continue.

6. Seu nome, nome do computador e senha

Agora é a última etapa antes de começar a instalação, informe seu nome, no meu, obviamente, coloquei Daiane Alves.

No nome do seu computador, use a criatividade, coloque o nome de algum lugar que gosta muito. Dica, se colocar o nome de alguém que ama, no terminal vai ficar assim:

<seu nome>@<quem você ama>$

ownS2!!!

Informe seu nome de usuário e uma senha segura. Caso queira um nível a mais de segurança, encripte seu HD, eu não encriptei o meu porque nunca deixo nada de sigiloso no meu computador.

Agora clique em continuar e aguarde uns 10 minutinhos.

Esta será a última tela que você verá da instalação, remova o pendrive e clique no botão para reiniciar o seu computador. E para esta parte da minha sequência de posts, é só isto tudo. uhhhh!

--

--