Mercado Municipal de Joinville
Ponto de Encontros

Nas margens do rio Cachoeira, pessoas dos mais deversos estilos de vida se reunem para desfrutar momentos agradáveis e com boa comida na compania de amigos, família e seus pets. O nome Mercado Municipal Germano Kurt Freisler é uma homenagem ao empresário joinvilense que é ex-conselheiro internacional do Lions Clube e diretor-geral da cervejaria Antarctica.O mercado é hoje mais que um local de comércio e passou a ser um ponto cultural. Além de promover eventos e manifestações, tornou-se o coração de Joinville. Mas o que esse cantinho da cidade de Joinville tem que atrai tanto moradores quanto turistas? Para entender e responder essa pergunta, fomos a campo.
Olhando o Movimento
Numa bela noite de sexta, nosso happy hour foi no Mercado Municipal de Joinville. Lá, ficamos batendo papo, comendo, bebendo e observando as pessoas que ali estavam.
Como é interesante observar pessoas né?
Algumas das observações:
- Homem sozinho bebendo cerveja com uma caixinha de docinhos que comprou de um vendedor ambulante (talvez para dar para a amada)
- Casal a princípio tomando cerveja, ele tomou uma dose de uma bebida mais forte, ambos usando mais o celular do que conversando entre si. A mulher fuma bastante. Pedem uma porção para comer.
- Casal amoroso, dividem uma cerveja, conversam bastante, usam o celular e quando a comida chega largam tudo e focam na atividade (comer).
- Esse grupo é bem animado, eram 4 mulheres beirando os 50 anos, consomem cerveja, refrigerante e vinho, fumam e pareciam bem animadas.
- Homem por volta dos 40 anos bebendo sozinho (forever alone).
Com essas observações feitas, segue síntese:

Hora da Abordagem
Mesmo com a observação ainda era preciso conhecer um pouco mais sobre esse público, seus habitos e consumo dentro do ambiente do Mercado Público. Era uma sábado, próximo ao horário do almoço, mercado bastante movimentado que fomos a campo para uma abordagem.
Partimos para a abordagem, uma conversa com as pessoas para obter mais informações e ter insights de possíveis melhorias para tornar a experiência daquelas pessoas ainda mais agradavel.
Foram abordados:
- Casal + bebê + cachorro = família que foi ao mercado para almoçar, gosta do ambiente e acha ainda melhor poque é permitido que seu pet esteja junto com a família.
- Casal novo na cidade, como ele passa todo dia pela frente do mercado para trabalhar, neste dia foram pela primeira vez ao mercado para conhecer e estavam gostando do ambiente, comida e tudo mais.
- Pai que levou o filho para brincar no parque enquanto esperava o reparo no carro ficar pronto na loja próxima ao mercado.
- Amigas turistas na cidade, vieram por causa do festival de dança e receberam ótimas referencias sobre o mercado de que era um local bacana com boa comida, bebida e música.
- Amigos bebendo e comendo para passar o tempo.


Claro que nem tudo são flores na vida do Mercado Público de Joinville. Durante esses bate-papos, críticas quanto a estrutura interna, banheiros mau conservados, abandono por parte da prefeitura, estacionamento pequeno, comida um pouco cara, mesas desconfortáveis em alguns dos restaurantes e outras queixas mais. Mesmo com esses desagrados as pessoas se sentem muito bem nesse ambiente que nem isso é capaz de fazer com que parem de frequentar. Elas tem uma aciduidade de pelo menos uma vez por mês ter esse momento seja com a família, amigos ou sozinho.
Por fim…
Bom…já que os benefícios superam os problemas que foram apontados, o que se pensou foi melhorar a forma de comunicação nas redes sociais. Hoje elas são administratadas pela Prefeitura de Joinville e é muito mau assistida. Então no nosso '’mundo perfeito" da atividade proposta nesta disciplina a proposta é intensificar, monitorar e atualizar com mais frequencia as publicações em Facebook e Instagram a fim de gerar mais circulação de pessoas, eventos e consequentemente dinheiro para melhorar estrutura e esses outro problemas citados pelo público. O ambiente é muito agradavel e acredito que essas pequenas ações possam tornar o ambiente ainda mais interesante e movimentado.
Bibiana Gregório
Design Thinking e Novos Negócios
