Mercado Municipal, um lugar a ser explorado.
O Mercado Público de Joinville, um lugar aberto, com bastante espaço, lojinhas e um Happy Hour de chamar atenção. Um ótimo espaço para passar o tempo com amigos e família. Mas por que o Mercado Público não é tão conhecido como um ponto de encontro popular de Joinville? Através do método de observação, foi criado um infográfico com algumas informações, um mapa de contexto e por fim, a aplicação de um questionário, diversos problemas foram levantados. Infraestrutura, falta de higiene, falta de lojas, um menu que não era tão variado, um serviço que deixou a desejar e por aí vão as reclamações e sugestões para melhorar o espaço.

Observação sistemática foi um dos métodos utilizados, no qual os pesquisadores sentaram-se no mercado municipal e analisaram o comportamento das pessoas lá presentes, sem interagir com as mesmas. Através das análises feitas, foi desenvolvido o infográfico abaixo.

Após o infográfico, foi feito um mapa de contexto, a fim de levantar pontos relevantes da estrutura e serviço do Mercado Municipal e analisa-los, como mostrado abaixo.

E, finalmente, foi aplicado um questionário com perguntas diretas sobre o que as pessoas achavam do Mercado Municipal e alternativas para melhorar o espaço. Nesse questionário, os participantes relataram diversos problemas.
Dentre os problemas levantados, um bem relevante é a questão do conforto (ou a falta dele). Os banheiros que não são tão limpos, as cadeiras de plástico não permitirem os usuários de relaxar, o espaço em si não ser muito aconchegante. Diversos problemas relatados.
De acordo com pessoa 1*: “Banheiros mais limpos. Área externa mais confortável.” Pessoa 2* disse: “Higiene, tornar o espaço mais aconchegante…” Observando essas soluções, surgiram ideias para uma melhoria em alguns aspectos do espaço do Mercado Municipal, para garantir maior conforto do público que ali atende e, até mesmo, para atrair mais pessoas para o espaço.

A falta de conforto na área externa poderia ser melhorada com a troca das mesas e cadeiras que, atualmente, são aquelas de plástico com marcas de cerveja ou aquelas de madeira em que o encosto fica no meio das costas incomodando.
Também os banheiros, que normalmente não é encontrado em um estado de higiene muito bom, poderiam contar com uma equipe de limpeza nos horários de maior concentração de pessoas.
Em dias de chuva a situação se complica também, porque as cadeiras e mesas ficam do lado de fora. A solução para esse problema seriam toldos. O ideal seria que apenas uma parte fosse coberta, pois em dias de sol ainda é bom ter uma área aberta e ampla.
Para tornar o espaço mais aconchegante, talvez a decoração e paisagismo do local pudessem ser trabalhadas. Uma iluminação melhor, algo que tornasse o espaço mais atraente para os que o veem da rua. Que atraia aos de passagem e que faça os que já estão nele, quererem ficar.
Estes são alguns dos pontos que podem ser melhorados para tornar o mercado municipal um lugar mais agradável e mais conhecido entre os moradores da região de Joinville, entretanto, existem diversos problemas que ainda precisam ser trabalhados. Através de todo trabalho de pesquisa foram levantados diversos e espera-se que ele possa melhorar com o decorrer do tempo e se tornar um ambiente muito agradável para amigos e famílias terem um momento de lazer.
