Mercado Público de Joinville, um espaço democrático.

DThinking Univille
Aug 26, 2017 · 3 min read
Foto: Umaturistalocalemjoinville

O Mercado Público de Joinville foi construído no ano de 1906, tinha como objetivo ser um ponto de comercialização de pescados e produtos agrícola (Notícias do Dia,2016), no decorrer das décadas seguintes o pescado foi predominando. Hoje o mercado possui uma peixaria, que embora seja a única conforme o Sr. Valmir Santiago, boxista do mercado, é o que mais gera fluxo de pessoas.

Em meados de 2013, conforme o Sr. Valmir, o qual até o ano de 2016 era o síndico do mercado, houve uma transformação na visão do que era um mercado público, onde foram abertos bares com venda de bebidas e comidas, com intuito de transformá-lo em um ponto de encontro, não só dos cidadãos Joinvilenses como de turistas.

Foto: Joinville Convention Bureau/Divulgação

Ao percorrer pelo mercado hoje (2017), é possível perceber que está cultura confraternização entre amigos e familiares se consolidou, há 13 boxes ocupados, sendo uma peixaria, alguns de venda de produtos naturais, outro de artesanato, uma barbearia e quatro boxes de restaurante/bar. Grande parte do movimento aos finais de semana se dá pela culinária e cervejas vendidas nos bares, onde os mesmos além da gastronomia oferecem música ao vivo praticamente todos os dias a semana, com repertório variado atrai pessoas com os mais diversos tipos de gosto musical.

E o que realmente chama atenção no mercado é a diversidade do público que frequenta, por diversas vezes durante sua fala, o Sr. Valmir qualificou o mercado como sendo o espaço mais democrático de Joinville, em avaliações da página do facebook há mais de um comentário enfatizando que o mercado é de fato um local com frequentadores diversificados o que pode ser comprovado indo até o mesmo.

Fomos ao mercado em uma sexta a noite e em um sábado de manhã, em ambos os dias pode-se presenciar esta diversidade de pessoas, há grupos de amigos jovens, meia idade, casais, famílias (com cachorro e tudo), pessoas sozinhas, pessoas com necessidades especiais e etc, a música embala a conversa e o clima é sempre festivo.

Em conversa com algumas das pessoas que lá estavam, foi possível perceber como elas se sentem à vontade, por muitas vezes tinham algumas reclamações quanto a segurança estrutura entre outros, mas demonstravam estar sentindo muito bem no ambiente.

Atribuo essa variedade no público frequentador do mercado, à diversidade da música, ao ambiente ao ar livre, a localização e ao fácil acesso.

Foto: Rodrigo Phillipps / Agencia RBS

Ao pesquisar a palavra “democrático” no dicionário, aparecem entre os sinônimos as palavras “popular’’ e ‘’igualitário’’, o que constatei de fato serem adjetivos do mercado municipal de Joinville.

)

    DThinking Univille

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade