Mercado Público de Joinville, um espaço democrático.

O Mercado Público de Joinville foi construído no ano de 1906, tinha como objetivo ser um ponto de comercialização de pescados e produtos agrícola (Notícias do Dia,2016), no decorrer das décadas seguintes o pescado foi predominando. Hoje o mercado possui uma peixaria, que embora seja a única conforme o Sr. Valmir Santiago, boxista do mercado, é o que mais gera fluxo de pessoas.
Em meados de 2013, conforme o Sr. Valmir, o qual até o ano de 2016 era o síndico do mercado, houve uma transformação na visão do que era um mercado público, onde foram abertos bares com venda de bebidas e comidas, com intuito de transformá-lo em um ponto de encontro, não só dos cidadãos Joinvilenses como de turistas.

Ao percorrer pelo mercado hoje (2017), é possível perceber que está cultura confraternização entre amigos e familiares se consolidou, há 13 boxes ocupados, sendo uma peixaria, alguns de venda de produtos naturais, outro de artesanato, uma barbearia e quatro boxes de restaurante/bar. Grande parte do movimento aos finais de semana se dá pela culinária e cervejas vendidas nos bares, onde os mesmos além da gastronomia oferecem música ao vivo praticamente todos os dias a semana, com repertório variado atrai pessoas com os mais diversos tipos de gosto musical.
E o que realmente chama atenção no mercado é a diversidade do público que frequenta, por diversas vezes durante sua fala, o Sr. Valmir qualificou o mercado como sendo o espaço mais democrático de Joinville, em avaliações da página do facebook há mais de um comentário enfatizando que o mercado é de fato um local com frequentadores diversificados o que pode ser comprovado indo até o mesmo.
Fomos ao mercado em uma sexta a noite e em um sábado de manhã, em ambos os dias pode-se presenciar esta diversidade de pessoas, há grupos de amigos jovens, meia idade, casais, famílias (com cachorro e tudo), pessoas sozinhas, pessoas com necessidades especiais e etc, a música embala a conversa e o clima é sempre festivo.
Em conversa com algumas das pessoas que lá estavam, foi possível perceber como elas se sentem à vontade, por muitas vezes tinham algumas reclamações quanto a segurança estrutura entre outros, mas demonstravam estar sentindo muito bem no ambiente.
Atribuo essa variedade no público frequentador do mercado, à diversidade da música, ao ambiente ao ar livre, a localização e ao fácil acesso.

Ao pesquisar a palavra “democrático” no dicionário, aparecem entre os sinônimos as palavras “popular’’ e ‘’igualitário’’, o que constatei de fato serem adjetivos do mercado municipal de Joinville.
