
Um ambiente democrático
O mercado municipal para o brasileiro geralmente é um lugar onde você pode encontrar diversos tipos de produtos, que pode ir de uma peixaria até uma loja de decoração, são espaços amplos e com uma variedade de serviços disponível para a população local, geralmente o público da região também é atraído pela variedade gastronômica que tem no local.
O que eu vou ler?
Este artigo vai abordar um estudo realizado no mercado municipal e que teve um direcionamento para o consumo alimentar do público do mercado da cidade de Joinville-SC, onde foi dividido em algumas etapas: Imersão, entendimento, conversa com clientes e síntese. Mas antes de começar com o presente trabalho, veja um breve vídeo que explica um pouco sobre o mercado municipal.
Imersão
Em uma sexta-feira a noite, foi realizada uma pesquisa de coleta de dados e também uma imersão ao ambiente, a proposta deste primeiro exercício, foi entender um pouco sobre os hábitos de consumo no local voltado mais para a área gastronômica e também analisar o que o espaço estava oferecendo naquele horário.

Pode-se notar que o tipo do público presente era na faixa dos 30 aos 60 anos, e que conforme iria ficando mais tarde, chegava mais pessoas, aos poucos quase não tinha mais lugar para sentar, para animar mais o ambiente estava rolando uma MPB com samba, onde dava pra ouvir algumas pessoas contando junto. A maioria das pessoas estava somente tomando uma cerveja, conversando e ouvindo uma boa música. Tinha também as mesas “quietas”, onde a maioria das pessoas ficavam no celular, ao invés de interagir.

Um dos itens que chamou a atenção era que como as mesas ficavam para fora do mercado municipal o ambiente não era muito bem iluminada, o estacionamento onde ficam os carros era uma completa escuridão, tornando o local pouco seguro.
O atendimento dos estabelecimento era muito bom, sempre tinha alguma garçonete andando entre as mesas para verificar se estava tudo bem, quando alguma pessoa chamava, elas vinham prontamente, se abaixava e anotava o pedido do cliente, por causa da luminosidade do ambiente ser mais serena, também deu para observar que os cardápios tinham pouca legibilidade, por ter cores escuras e ter muito reflexo no plástico em volta do cardápio.
Entendimento

Foi realizada um entrevista com o Almir Santiago que é dono de um dos estabelecimentos do mercado municipal, chamado de Stams House Café, esse estabelecimento foi passado de geração á geração, ele comentou que o local foi se adaptando ao público que frequentava o local. O Almir contou que uma das estratégias que utiliza para que o seu publico não enjoe do cardápio é mudar o cardápio 1 vez ao ano, assim sempre tendo coisas novas.

Ele mencionou que uma das vantagem de ter um estabelecimento no mercado municipal é que a maior peixaria da região fica ali dentro, e que sempre tem peixe fresco, ai ele consegue manter uma maior qualidade em seus produtos.
Ele comentou que tenta colocar músicos para tocar toda a semana, pois identificaram ao longo do tempo que conforme o estilo de musica tocada naquele dia, pode mudar o hábito de consumo dos clientes, ou seja, para vender mais cerveja eles colocam um samba pra tocar, pra vender mais chope, se coloca um jazz. O estilo de musica e o dia da semana também serve para prever quando precisa contratar mais funcionário para o atendimento, dependendo o dia da semana e a música tocada, pode gerar um grande número de cliente.
Ele também consegue saber a média que cada pessoa vai gastar, assim conseguindo prever até um faturamento para futuros investimentos.
Conversas com os clientes do mercado municipal
Outro dia, em um sábado perto das 10 horas da manhã a gente foi entender mais dos usuários do mercado municipal, a primeira observação que tivemos foi que o estilo do público que estava no local eram bem diferente de uma sexta a noite, era um público mais jovem e também alguns pais com criaças, tinha um músico tocando um rock.
Antes de iniciar a conversa foi levantado algumas questões que seriam interessante perguntar para as pessoas que estavam lá, e também foi definido como seria a abordagem nas mesas, para que as pessoas não ficassem desconfortável.

🙍 Primeira conversa
Eram 2 mulheres jovens, estavam na cidade de férias para conhecer o Festival de dança de Joinville. As duas eram de Ribeirão Preto-SP e estavam fazendo um lanche antes de ir para o festival. Escolheram o mercado municipal para comer, por ser um ponto turistico da cidade. Foi perguntado a elas o que achavam do mercado municipal nesta primeira experiência, elas falaram que esperavam mais do mercado, por ser um ponto turistico acharam pequeno e com poucas opções de lojas.
👨🏻 Segunda conversa
A próxima conversa foi com um que estava sentado sozinho, era Joinvillense mesmo e gosta de frequentar o mercado municipal semanalmente, comentou que acha o mercado um local bem democrático. A comida e a música são muito boas, geralmente consome uma boa cerveja e petiscos, as vezes vem para almoçar também. Comentou que o único problema que o mercado deveria obter, é de melhorar a segurança do local.
👥 Demais conversas
Foram realizadas mais algumas entrevistas com grupos de pessoas que estavam especificamente lá para somente bater papo, tomar uma cerveja e ouvir música. Foi comentado que gostam de ir ao mercado municipal pelas mesas serem no calçadão, mas em dias de chuva não tem como ir, pois o local não pensou em colocar uma cobertura para esses dias também.
Também foi mencionado que as vezes o cheiro da peixaria que tem no mercado é um pouco forte e pra quem vai utilizar os espaços gastronômicos é um pouco ruim vir o cheiro. Teve um outro grupo que também reclamaram da segurança, principalmente a noite.
Após essas conversas, pode-se analisar que conforme chegava próximo da hora do almoço o número de mesas vazias estava diminuindo, o público começou a ficar bem diversificado, quase 100% das mesas estavam acompanhadas de um bom chopp, o buffet já estava disponível para os clientes se servirem, os 3 estabelecimentos e também uma barraquinha de lanches estavam lotadas de gente.
E agora José?
O que há de bom?
Após toda a pesquisa conseguimos perceber que o mercado público é um lugar onde o Joinvilense gosta de ir, de escutar uma boa música ,acompanhado de um bom chopp, também vimos que dependendo o dia da semana e o estilo da música o número de clientes é maior e a lucratividade dos estabelecimentos aumenta. E um dos pontos mais fortes do mercado municipal é que ele é um espaço democrático voltado para todos os tipos de cultura e de gosto.
O que pode ser melhorado?
Claro que é difícil ter um lugar perfeito e que agrade a todos, mas como ótimas sugestões. O mercado poderia melhorar a sua iluminação, proporcionando uma maior sensação de segurança para os seus clientes, e ter uma iluminação na parte dos estacionamento e do parquinho. Também poderia ter um guarda que ficasse rondando no período da noite para diminuir a chances de um roubo.

Desculpa o texto ter ficado muito longo, mas espero que o conteúdo tenha ajudado de alguma forma.
Talissonn Buchinger | Designer
