Bibliotecas e Tool Collections equivalentes para Android & iOS

No desenvolvimento mobile nativo é corriqueiro que no planejamento de um novo app, nova funcionalidade ou mesmo uma nova tela os responsáveis passem por algumas dificuldades para manter um padrão no desenvolvimento quando se trata de Android e iOS.

Sabemos que ambas as plataformas têm suas restrições e guidelines, porém muitas vezes na execução de um projeto a maneira como as duas são planejadas é completamente diferente, mesmo que para uma mesma funcionalidade, por falta de conhecimento, pesquisa ou a própria dificuldade de encontrar caminhos e bibliotecas semelhantes para se aplicar na sua respectiva linguagem.

Outro problema é que, principalmente no desenvolvimento nativo, os desenvolvedores são responsáveis apenas por sua plataforma (salvo alguns casos), seja ela Android ou iOS, assim, desconhecendo o funcionamento e desenvolvimento da outra, dificultando o entendimento e compreensão dos códigos da equipe. Muitas vezes essa dificuldade não se encontra pela diferença das plataformas e linguagens, mas sim, pela maneira como as duas foram pensadas.

Para facilitar o planejamento e execução de seu projeto, trago abaixo nesse artigo algumas bibliotecas que são equivalentes nas duas plataformas e que podem dar um norte no desenvolvimento.

Network Communication

HTTP / REST

Image Caching

MQTT (Fila de Mensagem)

TCP/IP, UDP

Parsing

JSON

Logging

Load

Persistence

File management

Key-value storage / NoSQL

ORM

User Interface

UI collections

Animations

Charts

Custom Menu

Loading

Validation

Debugging

Debug

Crash Reporting

Analytics

Testing

Programming

Event Handlers

Dependency Injection

Reactive Programming

Date Formatters

Others

Maps

Assets

Dates

Referências