Eduardo sobreEduardo

Meu nome é Eduardo, natural de salvador na Bahia. Formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em fevereiro de 2018, ingressei na mesma no ano de 2012. No início da minha jornada foquei em aprender o máximo nas aulas iniciais que seriam alicerce para o futuro.

Momento de Realização — Formatura

Em meu quinto semestre participei do programa Ciências Sem Fronteiras, onde fui alocado na California State University Long Beach. Para mim foi um grande desafio não pela barreira linguística, mas também pelo choque com outra cultura totalmente diferente, e morar longe de casa e de minha família (coisa que eu nunca tinha feito). Eu sabia que ia exigir muita responsabilidade do que tinha no momento na vida. Assim passei onze meses no exterior, e ao final da experiência já me sentia como uma pessoa diferente, bem mais madura, segura, com noção de quem eu era e com outra visão de mundo.

Uma Visão diferente de Mundo — Vista de Nova York

Logo em seguida quando retornei ao Brasil enfrentei outro grande desafio já de cara, conquistar um estágio para adquirir conhecimento técnico. O mercado na época estava péssimo (entre 2015 e 2016) e recebi várias respostas negativas, porém nunca desisti. E assim, após diversas entrevistas nos mais variados lugares, eu fui aceito como estagiário de produção na Sanjuan Engenharia. A obra era simples, implantação de infraestrutura básica no bairro de alagados e construção de algumas moradias, nela realizava medições e levantamento para planejamentos de produção e avaliação de produtividade. Com essa primeira oportunidade profissional pude entender como funciona a dinâmica de trabalho em uma empresa e obter noção de conceitos técnicos e de planejamento.

Uma grande conquista veio logo após o meu termino de contrato. Fui aceito contratado para outro estágio, agora na construtora OAS após duro processo seletivo. A construtora estava realizando a obra da Avenida 29 de Março em Salvador. Por se tratar de uma empresa de grande, todos os desafios seriam maiores e mais complexos, mas não me assustei. Com um ano no trabalho no setor da produção, demonstrei ao gerente do meu setor que estava 100% pronto para qualquer assumir qualquer desafio. E então em janeiro de 2018 me foi oferecido uma vaga como assistente de engenharia. E assim minha grande conquista foi durante meu tempo na posição, onde liderei três equipes diferentes sem deixar a pressão subir a cabeça. Fui responsável pelas obras de microdrenagem, obras complementares, terra armada e responsável por peças de concreto. Ao fim do meu ciclo, senti que havia evoluído no quesito liderança e desenvolvidos de forma satisfatória as habilidades interpessoais.

Trabalho árduo e reconhecimento — Canteiro de Obras

Para me distrair no meu tempo livre costumo fazer um pouco de tudo. Vejo as séries e filmes do momento, tenho gosto mais pelas comédias onde não consigo parar de rir. Também costumo jogar videogame sozinho ou com amigos. Sempre vou ao estádio de futebol assistir aos jogos do meu time, Bahia. E sair para bares e shows com meus amigos. Eles costumam me chamar de “O amigão”, aquele que é sempre legal de se ter por perto e não hesita em ajudar ou defender os outros. Já minha família me vê como o resolvedor de problemas, não existe situação sem solução.

Bom para Mente e Coração — Estádio de Futebol

Na minha carreira busco sempre estar evoluindo, sempre aprendendo coisas novas, se conectando com pessoas diferentes e buscando fazer a diferença, por isso achei ideal o trainee J&J para mim. Portanto quando eu já não estiver mais por aqui, gostaria de ser lembrado como aquela pessoa que os outros sempre buscam ajuda ou conselho, que conseguiu ajudar muitas pessoas, nem que só um pouco, e que fez a vida de muita gente melhor apenas pela presença.