A História do Java

Eduardo José
5 min readOct 9, 2020

--

Neste artigo veremos um pouco sobre a história de uma das linguagens de programação mais utilizadas do mundo! Let’s bora?!

Imagem do Rafael Correria da RR Inovações

1 — O que é Java?

Java é uma linguagem de programação desenvolvida pela Sun MicroSystems. É uma linguagem com suporte a orientação a objetos e muitos outros paradigmas, com ênfase na arquitetura cliente-servidor.

Pai do Java, James Gosling (Foto da BFM BUSINESS)

O projeto original da empresa era o desenvolvimento de aplicativos destinados a dispositivos eletrônicos móveis, e que deveriam ser portáveis, seguros e distribuídos.

As primeiras tentativas de desenvolvimento destas aplicações foram feitas na linguagem de programação C++, também orientada a objetos. Porém, esta linguagem apresentou instabilidade em sua execução, com problemas de memória, herança e estouros de pilha.

Então, a Sun criou sua própria linguagem chamada Greentalk (ainda não tinha o nome Java), que em pouco tempo se tornou um dos maiores projetos da MicroSystems, devido a todo esse sucesso decidiram renomear essa linguagem com um novo nome chamado de Oak.

E então em 91 um grande herói chamado Star Seven entrava em cena. Ele tinha poderosas entradas de fone de ouvido, tela sensível e limpinha, e só de bobeirote ele prometia controlar TODA a sua casa através da tecnologia. (Isso em 91 em…) Preciso nem dizer que nenhuma empresa se interessou, por achar que não era verídico. O projeto acabou falido junto com a Oak.

Tururu 🎶 (Foto do Markus Winkler — Unsplash)

Foi então em 94 que o Timbers Lee inventou a linguagem ̶ d̶e̶ ̶p̶r̶o̶g̶r̶a̶m̶a̶ç̶ã̶o̶ HTML. E ele resolveu mesclar sua tech com a da Oak, assim, surgindo o projeto Web Runner, que seria um navegador que interagia com tudo da Star Seven.

Porém, antes de lançar esse projeto existia um pequeno empecilho, o nome “Oak” já estava registrado na marca de outra empresa. Então, James decidiu reunir toda a galera do projeto da Star Seven e perguntou:

James: O que é que deixam vocês mais animados, em?

Empregado¹: Café

Empregado²: Commitar na Master

Todos os outros: Café!!

E.. para um café ser bom tem que ser forte, não é? Pois bem, existia uma ilha chamada Ilhas de Java onde existem grãos de café extremamente fortes por lá, foi aí então que surgiu o nome “Java” da linguagem.

Sendo bem similar ao C++, mas com características adequadas ao seu objetivo, como a ausência de ponteiros de memória explícitos, forte suporte à orientação a objetos, um S.O integrado (Quem entendeu, entendeu), entre muitos outros.

A linguagem acabou ganhando muita força desde a sua criação, principalmente por ter todas as características que a tornaram perfeita para o uso na Internet, que estorou na mesma época.

Ficou tão famoso que uma empresa chamada NetMarket decidiu tinha uma linguagem chamada LifeScript e então fizeram uma jogada de marketing devido ao sucesso do Java trocando o nome para JavaScript.

💣 Cuidado

Java e JavaScript não são a mesma coisa, tendo empresas, funcionalidades e propostas diferentes.

Java != Js (Imagem da EPM)

Logo em seguida, surgiu a arquitetura J2EE, baseada em componentes, em conjunto com a tecnologia de Servlets e as páginas JSP, o que permitiu o processamento no lado do servidor e uma série de outras vantagens, facilitando a manutenção e portabilidade das aplicações web.

Resumindo, o Java é uma tecnologia largamente utilizada atualmente, e deve interessar desde programadores iniciantes até os mais avançados que lidam com aplicações diversas.

2— Extra 1: Mas, como funciona o Java?

Bem, todo o código passa para o compilador do Java que é chamado de Javac (Java Compiler) o compilador faz a conversão desse código para ByteCode e que, é jogado até a JVM (Java Virtual Machine), assim fazendo com que esse código execute em qualquer plataforma do mundo que tenha uma JVM instalada.

Arquitetura da compilação do Java (Imagem do Kaio Ferreira da Kaio Ferreira)

3 — Extra 2: Edições do JDK

Vamos também falar sobre as edições do JDK, pois é bem importante um desenvolvedor Java entender as diferenças.

Edições do Java

Antes de tudo, já que tocamos no assunto é bom saber também os tipos de usuários Java, se dividindo em dois tipos:

1 — As pessoas que só produzem aplicativos Java usam o JDK

(Java Development Kit)

2 — As pessoas que só consomem aplicativos Java usam a JRE

(Java Runtime Enviroment)

Show? Sabendo disso vamos prosseguir.

Quando você for baixar o JDK pra desenvolver, você terá que saber qual o pacote que irá baixar, isso claro vai depender da sua necessidade, pois existem várias, mas eu posso resumir em três delas, sendo:

ME (Micro Edition /Edição pequena)

Aplicações para celulares, smartphones, edições portáteis para seus aplicativos, coisas pequenas utiliza-se o ME. (Para criar versão portátil de seus aplicativos)

SE (Standart Edition /Edição padrão)

Se você vai desenvolver uma aplicação que vai precisar de ambiente, janelas, controles padrões de sistemas operacionais de interface gráfica utiliza-se esse, quase todo programador cria aplicativos para executar em janelas. (Programas em janelas, simples)

EE (Enterprise Edition /Edição empresarial)

Janelas, acesso remoto, ou a banco de dados gigantes, coisas maiores que são utilizados em grandes empresas, será a EE (Mais recursos, programas mais complexos)

Agora terminamos, espero que esse artigo tenha te ajudado. Se você ainda não usou esse cara, dá uma chance que você vai gostar ;). Fuii \o

--

--