Dicas para iniciantes em Hackathons
Este é um post para iniciantes no mundo dos Hackathons. Nele, darei algumas dicas de como se preparar e também deixarei algumas sugestões de projetos e ferramentas interessantes para acelerar o desenvolvimento. Bora lá comigo?
Assim como toda maratona, os Hackathons também exigem preparo dos “atletas”. Participar é sempre bom, claro… porém, todos queremos ganhar. Nos últimos anos, eu andei me preparando para ir bem de verdade, ser competitivo!!! Dessa forma, adquiri não só experiência, mas conheci muitos projetos interessantes que poderão ajudar vocês que estão lendo este post. Agora chega de enrolação e vamos as dicas:
1- O Hackathon começa a partir do momento em que você sabe que sua inscrição foi aprovada:
Leia com atenção o regulamento! Sempre tome muito cuidado para não violar alguma regra e ser desclassificado por besteira. Além disso é muito comum que seja possível levar uma parte do projeto pronto, então, já deixe muitas coisas no gatilho :). Muitas vezes, também é disponibilizado o tema, então, não perca tempo e faça um brainstorm com a sua equipe, que aconselho se seja formada por pessoas de diferentes áreas: business, designer e programadores (Front-End e Back-End). Caso não tenha uma equipe pronta, corra para arrumar uma pois isso também é muito importante.
Além de saber as regras e ter uma boa idéia, não esqueça de pesquisar quem serão seus avaliadores, pois, se forem pessoas ligadas à tecnologia, você precisará tomar mais cuidado com o desenvolvimento. Caso contrário, a apresentação do projeto (bom designer, pitch e power point) podem contar bastante na avaliação final.
2- Não deixe para configurar as maquinas no dia e não dependa da internet do local:
Normalmente, a internet do local não é essas maravilhas ou pode acontecer alguma bosta como ocorreu comigo no Hackaton do Facebbok 2015:
“Eles não estavam preparados para tantas pessoas acessando e eu não tinha configurado minha máquina (explicarei o motivo daqui a pouquinho), logo, perdi bastante tempo configurando minha máquina para começar a desenvolver de verdade depois de três longas horas”.
Outra dica importante que aprendi no Hackaton do Facebook é nunca tentar aprender uma tecnologia no dia do evento:
“Como um membro da minha equipe havia faltado, tivemos que montar uma equipe no dia e as únicas pessoas que estavam sem equipe só sabiam programar em android. Porém, eu não sabia nada de android. Tive que aprender e configurar minha máquina e para quem conhece de android, os SDKs são bem pesados.”.
Deixe seus projetos na sua máquina e suba para o Heroku, bitbucket, github… além disso, coloque uma cópia num pendrive por segurança rsrs
3- Como falei algumas vezes é possível levar uma parte do projeto pronto:
Aqui vou colocar apenas dicas de ferramentas envolvendo web e um pouquinho de infra, porém, não irei me aprofundar em nenhuma delas -caso queira saber mais sobre alguma ferramenta específica que eu citei, deixe nos comentários que eu farei um post o mais breve possível falando sobre ela ou mesmo alguma outra dica sobre alguma ferramenta não citada para que todos possam conhecer.
Para infraestrutura e gestão de projetos:
Heroku e Firebase são caras bem bacanas na hora de iniciar seus projetos. Eles dispõem diversas features maravilhosas e não é preciso pagar nada para hospedar seus projetos (até um certo limite). Caso esteja trabalhando em equipe é sempre importante ter um repositório para versionar seu código. Para isso, normalmente uso o Bitbucket, onde é possível criar repositórios privados e de graça.
Vai aqui uma lista de alguns projetos interessantes para vocês não começarem seus códigos do zero:
Primeiramente alguns Frameworks:
- Bootstarp, caso não conheça ainda corra para aprender trabalhar com este cara, ele irá te ajudar muito na hora de construir suas telas. Não ficar perdendo tempo com algumas tarefas desnecessárias.
- AngularJs, sou apaixonado por este cara!!! Desde de que aprendi usar de verdade como todo o seu poder usei bem pouco o jQuery.
- Ionic e Phonegap são os cara na hora desenvolver aplicativos híbridos.
Para iniciar os projetos sempre busco um template free ou generator que normalmente são free:
- Hackathon Starter, este dispõe de diversas integrações com diferentes APIs, vale muito a pena dar uma olhada nele antes de começar fazer uma integração com qualquer API que seja.
- Ionic Material , caso queira desenvolver uma aplicativo hibrido use este projeto. Junta todo o poder do Ionic com o Material Designer.
- m-Ionic, este é um generator o primeiro generator que sugiro, gosto muitos de generators e sempre estou no site do yeoman buscando coisas novas deem uma olhada vocês vão gostar dele.
- Generator Angular FullStack, mais um generator muito legal para projetos em MEAN(Mongo, Express, AngularJS e NodeJs), muito fácil ter tudo se comunicando bem, sem precisar fazer integrações entre essas tecnologias.
- Vários templates bem legais free: https://html5up.net/
Por enquanto são esses, quando lembrar de outros coloco aqui.
4- Por fim, designer conta bastante:
Seu projeto pode ser muito bom, ter uma API muito boa… mas caso não tenha um bom visual, ele pode ser muito mal avaliado. Como falei anteriormente, procure montar um time com pessoas de várias áreas e um designer no time é muito importante. Se vocês não têm como arranjar um, tentem aprender um pouquinho de photoshop.
Sei que coloquei muitas coisas superficialmente, mas espero que eu tenha ajudado e não esqueçam de comentar (lembrem-se que eles também podem servir como ótimas dicas para outras pessoas).