Photo by marina on Unsplash

Água é vida! É conhecido de todos que podemos passar alguns dias sem nos alimentar, mas sobreviveríamos pouco sem água. Alguns conhecimentos sobre ela são populares: sabemos, por exemplo, que a água está ligada às emoções, e que 70% do nosso corpo é formado por este elemento. A água está relacionada à lua e ao feminino.

Aqui vão alguns entendimentos sobre este precioso elemento em várias filosofias, para que você possa explorar mais sobre ele na sua vida:

Água e Feng Shui

No Feng Shui a água está relacionada à prosperidade e à energia. Se você está com problemas financeiros…


Photo by Conscious Design on Unsplash

Com tantos termos e tantas fontes à nossa disposição, às vezes fica um pouco difícil saber o que realmente significa algo, especialmente para quem está começando no caminho da espiritualidade.

Além disso, sou muito a favor de dissecar as palavras para que um novo significado seja dado pelo nosso coração. Paciência, por exemplo, vira “a ciência da paz”. Motivação vira “motivo para ação”.

Ter consciência também significa rever os conceitos nos quais a gente acredita, repensar se aquilo ainda faz sentido na vida desta pessoa que você está se tornando. …


Photo by Tachina Lee on Unsplash

Quando se faz uma formação em coaching, uma das primeiras coisas que aprendemos é a não fazer a pergunta “por que?”.

A razão disto é que normalmente esta pergunta carrega um julgamento, e pode fazer com que a cliente saia a condição coolaborativa, em que ela vai se autoanalisar e dali pode ter algum insight, e entre numa de autodefesa.

Neste processo, toda semana a própria cliente estabelece quais as ações que vai se comprometer a fazer para chegar mais perto do seu objetivo. Digamos que você seja a cliente, e não tenha feito uma das tarefas. …


Photo by Siora Photography on Unsplash

Aproveitando o mês em que se comemora o Dia do Leitor, compartilho aqui algumas indicações de livros que me ajudaram no meu caminho para o autoconhecimento.

A internet é bem tentadora, porque dá “recompensas” imediatas: você lê em três minutos, se sente bem ou informado com o que leu, e pode seguir para a próxima recompensa. Mas isto tem diminuido o nosso attention spam, que é o período de tempo em que um indivíduo é capaz de se concentrar em uma tarefa.

Portanto, antes de começar, gostaria de dar algumas dicas que me ajudaram a continuar a gostar de ler…


Photo by Jared Rice on Unsplash

Em 2019 escrevi este texto falando sobre intuição e ego: como distinguir se a voz que está falando com você pertence a um ou a outro?

Este é um dos meus artigos mais acessados, e acho que a razão para isto é que quanto mais as pessoas se aproximam do autoconhecimento, mais essa dúvida aparece, afinal, quem nunca se pegou questionando se aquele pensamento era um alerta ou uma autossabotagem? Resolvi, então, incluir neste artigo alguns ensinamentos que reuni no último ano sobre o assunto e que têm me ajudado imensamente a fazer esta distinção.

O que é o ego?


A palavra “gratidão” está sendo bastante usada hoje em dia. Há quem adore, há quem ache que seja só uma modinha esotérica.

Eu, pessoalmente, ressignifiquei esta palavra depois de ter pensado sobre a tradução em inglês: gratitude — ou seja, é uma “atitude de graça”.

Nos Estados Unidos, no dia 26 de Novembro se comemora o Dia de Ação de Graças. É um dos principais feriados, e abre as celebrações de fim de ano. No Brasil não temos este costume, mas seria legal usarmos a data para pensar um pouco na importância desta qualidade.

Para os espiritualistas, a gratidão ajuda…


Photo by Artem Maltsev on Unsplash

Há uma sugestão legislativa (ideia legislativa nr. 123431; sugestão legislativa nr. 40/2019) que solicita a inclusão da Psicanálise e outras terapias alternativas como algo a ser praticado somente por psicólogos.

Como terapeuta holística, considero isto como uma caça às bruxas: quando começamos a acessar nossa força maior, alguém se sente ameaçado e atacam por tentar fazer com que deixemos de lado nossa capacidade de nos conectar com a inteligência da natureza e espiritual.

Contudo, estamos cada vez mais conscientes desta força e da necessidade de nos ligarmos à nossa essência e ao nosso próprio poder curador. Especialmente agora, em que…


Foto: Africa — Nappy

Quando minha família veio me visitar, viemos para Portugal. Estávamos andando por estas falésias. À um certo ponto, vi meu marido andando muito na beirinha. Como eu tenho muito medo de altura, avisei: “Cuidado, vai mais pro outro lado!” E a minha sobrinha de 9 anos, que estava de mãos dadas comigo e até então se divertindo, franziu a testa e gritou para o pai dela, que também ía mais à frente: “pai, cuidado!”

E naquele momento, percebi: eu tinha passado meu medo pra ela. …


Ano passado lancei o livro “A Namorada do Dom”, uma biografia onde conto um pouco sobre as lições que aprendi com os meus relacionamentos e como, de lição em lição, vim parar na Suíça.

Muitas pessoas me perguntam como é escrever um livro. A história deste livro começou, claro, com o meu nascimento, mas a escrita começou há 10 anos, quando eu estudava Antroposofia.

Uma pessoa que fez apenas um trimestre do curso, que tinha tido uma vida bem interessante por ter sido uma modelo famosa, sugeriu que trocássemos algumas histórias sobre a nossa vida depois que ela foi embora…


Foto: micahmack76 — Nappy

Primeiro, vamos lembrar, como disse a filósofa Angela Davis, que não ser racista, neste momento da humanidade, não basta. Ter pensamentos de luz, também não. Falar que “somos todos um” neste momento é apenas uma desculpa para não encaramos a realidade e o privilégio.

Ser antirracista é ter uma atitude proativa no sentido de combater o racismo: é não se calar diante de uma atitude racista, por exemplo. É estudar sobre o assunto; é consumir conhecimento, serviços e produtos de pessoas negras. É observar se você mesmo não está perpetuando atitudes racistas, ainda que se declare não-racista. …

Dulcineia Santos

Escritora, terapeuta multidimensional, life coach, nômade digital — Terapia Multidimensional, Antroposofia, Suíça, Coaching, Self

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store