A importância da presença digital

Se você está lendo esse texto em 2016 e vive no mesmo planeta que eu (Terra), provavelmente você deve ter um celular. E muito provavelmente ele deve um Smartphone — ou seja, ele se conecta à Internet, acessa e-mails, visita sites, tem agenda e etc etc etc…

Bom, essa é a realidade de hoje, gostemos ou não. E não tem volta. O mundo é e será cada vez mais CONECTADO e móvel. Pela primeira no Brasil, o acesso à internet pelo celular ultrapassou o acesso feito pelo computador. Estamos cada vez mais conectados com tudo e com todos. Hoje são mais de 300 milhões de celulares no Brasil — um país com uma população de pouco mais de 200 milhões de pessoas. São, aproximadamente, 120 milhões de pessoas conectadas à Internet (e crescendo a cada minuto), que ficam cerca de três horas on line por dia. Isso mesmo, TRÊS HORAS. Assustou? Relaxa, tem mais… São mais de 90 milhões de pessoas conectadas no Facebook. Você não leu errado, temos quase 100 milhões de pessoas no Facebook aqui no Brasil gastando, em média, 21 minutos navegando pela rede social. O YouTube (que é do Google) está se transformando na Nova Televisão. Se tem alguma dúvida sobre isso, pergunte para alguém que tem entre 10 e 18 anos qual foi o último programa na TV que ele assistiu. E depois pergunte se ele assiste algo no YouTube. Acredite, você vai se surpreender com a resposta.

E o que tudo isso tem a ver conosco? Absolutamente TUDO! Essas pessoas que citei acima são seus consumidores. E como você acha que eles irão achar a sua empresa, a sua marca? Como eles irão se comunicar com a sua empresa, com a sua marca? Muito provavelmente eles entraram no Google e digitaram o que querem. Você está lá na primeira página do Google, no topo, para eles te acharem? Outra forma de chegarem até você é um amigo do Facebook indicando o seu produto, dizendo que ele comprou e recomendando para você. E você, está fazendo um bom trabalho no Facebook? E no Google? Seu site é adaptado para dispositivos móveis? A sua empresa tem Presença Digital?

Hoje, ter uma boa presença digital é praticamente tão importante quanto ter um CNPJ, um endereço… É básico! O consumidor mudou e vem mudando muito rapidamente. As redes sociais deram voz às pessoas. Cerca de 90% delas confiam em recomendações de amigos nas redes sociais. As redes sociais são canais de mão dupla. As pessoas querem “conversar” com a sua marca. A relação cliente x empresa mudou e precisamos nos preparar rápido para isso porque esse consumidor não vai mudar e será cada vez mais conectado, exigente e antenado. Por isso, tenha uma boa estratégia de comunicação digital. Isso não se constrói da noite para o dia e não custa milhões de reais. A boa notícia é que é possível qualquer empresa ter uma boa presença digital. E para isso acontecer é preciso dar o primeiro passo!

Um abraço!

Me encontre no Twitter e no Facebook