Quer saber o que rolou no SXSW e não tem ideia de por onde começar?

Imagem: Merrick Ales

A gente sabe como é. ​O SXSW é conhecido por sua imensa quantidade de conteúdo, o que causa o chamado FOMO (Fear of Missing Out) em quem tenta acompanhar. Pensando nisso, fizemos uma coletânea dos assuntos que achamos mais interessantes. Comece por aqui e boa leitura!

O que é?

SXSW, ou South by Southwest, é um festival anual que reúne em Austin (Texas) a vanguarda da tecnologia, economia criativa, música e cinema. “É UMA GRANDE CELEBRAÇÃO DA CRIATIVIDADE”, como descreve o diretor de programação Hugh Forrest, em entrevista à Folha.

Brasil foi destaque

2017 foi o ano do Brasil no SXSW. Além de termos o MELHOR FILME do festival (“Divinas Divas”, de Leandra Leal), a Apex-Brasil apoiou a PARTICIPAÇÃO DE 68 EMPRESAS BRASILEIRAS — e criou ações especiais para dar destaque ao nosso país.

Grandes mudanças nos modelos de negócios tradicionais

Esse foi também o ano em que bancos, montadoras e emissoras de televisão anunciaram que precisam se reinventar.

O Citibank, por exemplo, declarou que irá ABRIR A API DAS SUAS PRINCIPAIS TRANSAÇÕES. O objetivo é se aproximar das fintechs, oferecendo serviços mais modernos e com maior agilidade.

Bill Ford, bisneto do criador da centenária fabricante de carros, afirmou que as startups são as principais concorrentes da Ford. Para ele, “A INDÚSTRIA DE CARROS VAI SE TRANSFORMAR NUMA INDÚSTRIA DE SOFTWARE”.

Já para os canais de televisão, ainda não está claro qual será o futuro. Um dos painéis do evento mostrou que 21% do público PREFERE MARATONAS DE SÉRIES A SEXO, enquanto 28% dos adolescentes não têm certeza do nome do canal de televisão que passa as séries que assistem.

Ciência, tecnologia e futuro

Da ficção científica para a vida real, o SXSW apresentou pesquisas e projetos que estão revolucionando o jeito que nos comunicamos.

CONVERSA POR TELEPATIA, TRANSPORTE HOLOGRÁFICO e PRESENÇA EM SHOWS SEM SAIR DE CASA são alguns exemplos. Sem falar nas inúmeras TRAQUITANAS DIGITAIS que anualmente são lançadas no evento.

Ações de marketing inovadoras

O SXSW é um espaço tradicional de ações de marketing inovadoras. Selecionamos AQUI e AQUI duas listas que mostram ações de marcas como HBO, Netflix e Intel que aconteceram durante o evento.