Como vendemos a ideia?
Toda ideia precisa ser bem vendida para gerar engajamento e foco, correto? Com certeza sim! 😎

Foi o que fizemos, certo? Com certeza não! Kkkkkk 🤔
Agora vamos falar sobre como levamos a nossa ideia adiante e como foi tentar conquistar os diretores para apostar em nosso projeto.
Pois é…com toda a nossa “enorme” experiência, não nos prestamos nem a pesquisar no Google: “como vender uma boa ideia”.
Era só isso que deveríamos ter feito, só isso! Kkkkk
(Para quem quiser realmente saber como vender uma grande ideia, não leia este texto, procure no Google e clique neste link: 👇🏻https://www.google.com.br/amp/s/exame.abril.com.br/pme/5-passos-basicos-para-vender-a-sua-ideia-de-negocio/amp/)
Pois então… na ansiedade de querer fazer acontecer, amanheceu e fui direto na sala do nosso Presidente. Fui logo contando sobre a nossa ideia de encher o porta mala do carro e sair vendendo de marcenaria em marcenaria. Fui sem levar um número na cabeça e sem uma prova de que daria certo.
Qual foi o resultado disso?! ❌
Pois é… me ferrei. Fui questionado sobre várias coisas e nenhuma delas eu tinha certeza das respostas. Foi o reflexo do despreparo de um empreendedor imaturo, um banho de água fria. Kkkkkk
Porém, o nosso Presida é um cara foda. Ele pensou além da ideia, pensou que aquela empolgação era uma oportunidade e que provavelmente ela seria o combustível capaz de fazer tudo acontecer. E foi aí que ele me deu um desafio: elaborar um plano de negócios e trazer para a diretoria avaliar com maior propriedade.
Uhuuuu!!!! Acho que ali surgiu a nossa chance.
Sai da sala empolgado e fui direto falar para o Acauã e o Guilhermão sobre a proposta.
Bom, agora sabíamos que não tinha mais volta, teríamos que apresentar algo sensacional para ganhar os caras.
Logo, pegamos um quadro velho que estava encostado e ali desenhamos o nosso primeiro Canvas (Para quem não sabe o que é Canvas, segue o link: 👇🏻http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/artigos/Canvas:-como-estruturar-seu-modelo-de-negócio).
Fizemos item por item e o resultado daquilo foi ótimo! Chegamos à uma conclusão fantástica, a de que não sabíamos nada sobre o nosso negócio. Kkkkk
Pois então… para resolver esse problema, tivemos uma ideia meio maluca. Eu e o Acauã resolvemos “fugir” da empresa e ir para campo coletar dados. Mas como fazer isso sem mostrar para os diretores que apostávamos em uma ideia e que nem ao menos temos embasamento pratico sobre ela!?
E foi assim mesmo, fugimos da empresa e fomos para Mogi das Cruzes visitar marcenarias para assim entender a necessidade do nosso possível cliente. Tudo sem pedir autorização para ninguém e sabendo que a empresa não faria o reembolso das despesas da nossa viagem, pois ela se quer foi aprovada. Kkkkkkk
Sem planejamento, sem estruturar as perguntas, sem mapeamento, mas com uma vontade enorme de fazer dar certo. Foi assim que fizemos a nossa viagem. Visitamos mais de 15 marcenarias e de lá saímos com um diagnóstico: eles querem uma nova opção de fornecedor de fitas e adorariam comprar direto de fábrica os nossos produtos.
Com isso, voltamos mais empolgados do que fomos e fechamos o nosso Canvas. Top!!! 🤜🏻🤛🏻
Mas não acaba por aí, além do quadro com o Canvas, precisávamos de uma apresentação em Power Point. Não dava mais para fazer as coisas pela metade.
Fizemos a nossa primeira apresentação, onde a nossa empresa já tinha um nome: Movedge!
O resultado disso: ganhamos os caras e saímos com a ideia vendida. Agora é partir para o próximo passo, executar!!!
Essa história foi escrita pelo Daniel Zappa, o Dani, idealizador e mentor da equipe.