Inauguração
Que tal irmos direto ao ponto agora?! Vamos falar do dia “D”, o dia do lançamento do site eBordas!!! 🗝

Uma coisa é fato, quando me coloquei à disposição para criar um site para vender as nossas fitas, jamais imaginei que seria colocado por 6 meses apenas na função de fazer isso acontecer. Pra mim, essa decisão, tomada pelo nosso Presidente, foi a mais acertada. A partir do momento que eu estou sendo pago pra fazer uma só coisa, aí de mim se não a fizer. Kkkkk 😅
E foi bem isso mesmo… ter um único foco me fez querer planejar o quanto antes e também me deixou inquieto, querendo que tudo começasse logo.
Mas o principal ainda estava por vir. Em meio a toda essa ansiedade, eu nem ao menos percebi, mas acabei despertando em mim as principais reações de um empreendedor.
Ahhh… e falando sobre ser empreendedor, vamos fazer uma pausa para falar sobre isso, pois talvez este assunto faça mega sentido pra vocês.
Hoje em dia, todos costumam gostar da palavra “empreendedor”, todos acham sensacional querer ser um empreendedor e ter o seu próprio negócio. Mas de fato, na prática, a maioria das pessoas não faz ideia do que precisa para ser empreendedor. 📈
Bom… vamos falar um pouco da teoria. Digite no Google a palavra: “empreendedor”… Pronto! Agora você verá que as principais características dessa pessoa são: ser arrojado, ser capaz de estabelecer estratégias que influenciem em seu futuro, ter a iniciativa e também a acabativa, ter que enxergar as oportunidades e transforma-las em resultado.
Enfim, é tudo isso!
Mas a de se convir, que para chegar neste ponto, o tal do empreendedor tem que pensar sobre o seu negócio o tempo todo, pois de fato, é impossível fazer isso com apenas oito horas por dia. 😴
E para aguentar toda essa pressão, ele precisa de um combustível. Sabe qual é?
Sim! Ela! A paixão!!! 😍
Não existe empreendedor de sucesso que não é apaixonado pelo seu próprio negócio. Nesta etapa, a criação para de ser uma simples empresa e passa a ser parte da pessoa. Onde todos enxergam trabalho, ele acaba enxergando lazer e aí vem a missão, fazer as pessoas que trabalham com ele sentirem a mesma coisa.
É difícil, mas olha… se um dia você conseguir sentir isso que estou falando, se prepara, será uma das melhores sensações da sua vida. Será uma das chances que poderá lhe fazer se sentir completo profissionalmente. E aí, o negócio que foi criado por conta do lucro, passa a existir por conta de um propósito, a paixão!
Mas chega de dar voltas, vamos voltar para o contexto do lançamento da eBordas. Kkkkkk
Bom… a ansiedade era muita e antes de dormir, eu só tentava pensar em formas de agilizar o lançamento. Para isso, eu pensei em criar alguns gatilhos:
1) uma planilha de follow up das etapas e atividades;
2) informar os prazos limites para todas as pessoas internamente envolvidas e principalmente, para os fornecedores de sistema, embalagens, operadores logísticos e meios de pagamento;
3) e por último, o mais importante dentre todos, estabelecer uma data para o lançamento. 📆
Falando sobre este último e porque o vejo como o mais importante, explico que ter uma data neste processo de empreender, significa colocar uma reta final no percurso e estabelecer um tempo para chegar em primeiro. 🥇
É como se você participasse de uma corrida e quem chegasse em primeiro tivesse que correr os 10km em uma hora. Do contrário, quem termina em último, com duas horas de prova, até que se sente bem, pois conseguiu se superar, mas de fato, nunca terá o sentimento de ter feito o melhor possível, de ter atingido 100% da meta.
Entregar o site nesta data virou questão de honra e para que isso acontecesse, encontrei uma solução básica para que todos se engajassem neste prazo: uma contagem regressiva! 9⃣8⃣7⃣6⃣5⃣4⃣3⃣2⃣1⃣
Dia a dia informávamos todos da Tegus e também os fornecedores sobre este prazo. Era uma pressão incrível!
E aí chegou o tal do dia 27/09/2016. 📆 O dia do lançamento. O dia em que mostraríamos para toda a empresa a ferramenta inovadora que criamos e que poderia mudar o rumo da companhia nos próximos anos.
Neste dia, arranquei todos os pallets que ocupavam um setor da empresa, coloquei ali dois banners, uma televisão, um computador e uma saveiro cheia de caixas da eBordas na caçamba (essa parte da saveiro é que realmente atraiu o pessoal, pois todos acharam que era um sorteio do carro. Kkkkkk)
Avisei todos da empresa que abriríamos o site pela primeira vez às 15h e que serviríamos açai para os que comparessesem.
E foi faltando duas horas para o lançamento, que liguei para o fornecedor de sistemas para perguntar como estava e ele me disse que não daria tempo. Ahhhhhh… pensa em um cara que ficou louco!!! 😖 na hora eu tirei uma foto e mandei para ele dizendo: Vem aqui explicar pra todos, que não cumprimos com o prazo.
Disse para ele se virar e que queria pelo menos a tela de abertura funcionando.
E foi aí que ele fez uma máscara e criou uma tela de abertura fictícia.
Kkkkkk… Bom… era o que eu tinha pra hoje e precisava me virar para que desse tudo certo.
Todos se juntaram em torno dos banners e da Tv, eu apresentei o conceito da ferramenta e aí apertamos o botão para abrir.
Kkkkkk lá vai eu rezar para ninguém pedir para clicar em nenhum botão . Kkkk🙏🏻
E foi aí que tudo deu certo. A eBordas foi finalmente lançada! ✅
Até hoje o Acauã, um dos idealizadores da eBordas, me chama de louco por fazer isso. Mas de fato, hoje vejo a importância de se cumprir os prazos e como aquilo ajudou a desenhar a cultura que temos hoje.
Sobre isso ser errado, pode até ser, mas foi arriscando é que conseguimos fazer dar certo e aí colocamos em prática aquela frase: “Feito é melhor do perfeito, só não pode ser imperfeito.”
Essa história foi escrita pelo Daniel Zappa, o Dani, idealizador e mentor da equipe.