5 ideias de Realidade Aumentada para estratégias de marketing

© Apresentação da Apple no YouTube

A Realidade Aumentada entrou em pauta, além dos meios tecnológicos, com o sucesso do game Pokémon Go em 2016. O que era tendência há alguns anos já está disponível no mercado e promete decolar de vez. Para entender melhor esse contexto, confira meu outro artigo.

A evolução da tecnologia e a aposta de grandes players, como Google e Apple, são os responsáveis por esse empurrão. Câmeras e sensores aprimorados fazem com que os dispositivos móveis identifiquem o ambiente externo com mais precisão e melhoram as interações com o usuário.

Este artigo traz cinco ideias de aplicações, que certamente serão otimizadas com os novos recursos, mas que servem de inspiração para estratégias de marketing.

1. Suporte para produtos. Que tal complementar os manuais de produto? O app da ARMedia é um exemplo de como fornecer informações de autorreparo de um Ford, mas de um jeito prático e interativo.

2. Provador de produtos. O app Converse Sampler é uma forma divertida de usar o smartphone para escolher e comprar seu próximo par de tênis. Basta tirar uma foto de um dos pé para “provar” em RA vários modelos da marca. O aplicativo ainda salva as imagens numa galeria e o usuário pode comprar seus favoritos na loja online.

3. Navegação em 3D. Exibir informações no mundo real pode ser útil, principalmente as de GPS em automóveis. O HUD (Head-UP Display) promete facilitar o direcionamento e não dispersar a atenção de motoristas. Segue o exemplo da BMW.

4. Catálogo interativo. O catálogo da IKEA está num app que traz ideias e inspirações de decoração com fotos, vídeos e histórias; um mood board para salvar o que o usuário mais curtiu e um teste em 3D de como fica um móvel num ambiente real.

5. Compras sociais. A American Apparel notou que clientes não desgrudavam os olhos dos celulares enquanto faziam compras em suas lojas. Então, lançou um aplicativo que envia ofertas especiais, informações de produtos e interatividade em RA. O app reconhece imagens dos produtos, permite ver as cores variantes de cada peça, fotos do catálogo, compartilhar o que curtiu com os amigos e ainda fazer reviews.