O valor do serviço

Leia: Marcos 10.35–52

Apesar de parecerem duas histórias narradas no trecho acima, eu penso ser uma só. Ao olharmos com atenção o texto, podemos ver que Jesus aproveita um pedido no primeiro trecho, responde com a teoria e em seguida, exemplifica com um exercício pratico aos seus discípulos no segundo trecho. O pedido foi um lugar de honra ao lado de Jesus assentado ao trono. A resposta dEle foi que, no Reino de Deus, quem quiser sentar em lugares de honra deve ser escravo dos seus próximos. Afinal, não seria isso que Jesus estaria fazendo ao deixar a glória do Pai e vir para a terra Se entregar em uma cruz por nós pecadores? Em seguida, o texto diz que partem para Jericó para o encontro com o cego Bartimeu na beira do caminho. Creio que era intenção de Jesus mostrar na prática, o que era servir como Ele estava servindo. Bartimeu era um cego, mendigo, escória da sociedade, fedido, sujo, sem casa, sem amigos, sem dignidade! Jesus dá ouvido a um grito desesperado repleto de necessidade humana! Isso é ser servo!

Servir não é só participar de um ministério na igreja, só vir aos domingos para cumprir um horário, tarefas e retornar para casa. Não, servir é muito mais do que simplesmente isso! Pense bem, qualquer voluntário de ONG, mesmo que não seja um cristão, faz isso e faz muito bem. Servir como Jesus ensina é ter ouvidos sensíveis aos gritos que estão ao nosso redor e estar pronto para entender que ao ouvir já é um início do servir ao próximo!

No momento que escrevo esse texto sou interrompido para atender uma emergência, uma pessoa e seu grito. Por vários minutos o que eu pude fazer foi emprestar meus ouvidos de maneira sincera e focada. No final, cheguei à conclusão de que a pessoa precisava era alguém para ouvir seu desabafo. Eu não sei o que Deus vai fazer com o grito dessa pessoa, mas sei que de alguma forma eu posso ser usado por Deus, nem que seja apenas para escutar. Quais gritos de necessidades humanas você tem ouvido? Como você espera reagir a esses gritos?

Minha oração neste dia é para que Deus abra os nossos ouvidos e nosso coração para o serviço dele. Pode ser na igreja, pode ser em casa, no trabalho ou na escola. Que possamos estar atentos e sinceros em nossas escutas e que o Espírito Santo nos conduza na arte de servir como Jesus o fez por nós!

Pr. Clauber Carrenho

Conecte-se com a IBMorumbi
Site: ibmorumbi.com.br
Facebook: ibmorumbi
Instagram: ibmorumbi
Baixe o nosso App na Apple Store ou na Google Play

Igreja Batista do Morumbi

Written by

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade