Somos uma comunidade que tem compaixão por pessoas

“Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. “Mateus 9.35–38
Reflexão: Gosto de imaginar o quanto foi marcante conviver com Jesus durante sua passagem pela terra. Hoje, somos felizes em conhecê-Lo pela fé em nossas experiências e a partir das bênçãos que são derramadas em nossa vida.
Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o buscam. Jesus tinha compaixão das multidões que estavam sem pastor, desorientadas e perdidas, dos enfermos, dos pecadores que reconheciam seus pecados. Ele não pecou, mas foi capaz de se identificar com eles, porque enfrentava as mesmas dificuldades. Ele deixou isso claro em muitas ações e em parábolas, como a do rei que perdoa um súdito que lhe deve uma grande quantia.
Para perdoar de coração é preciso primeiro ter compaixão das pessoas, mas o que é esse sentimento? O dicionário define-o como “dó, piedade, pena”, e este talvez seja o sentido que a maioria das pessoas tenha em mente. Mas na Bíblia a compaixão está sempre ligada a amor e misericórdia.
Deus nos conhece, olha para a nossa estrutura, sabe melhor que nós mesmos, quem e como somos, e por isto se compadece de nós, como um pai que conhece seu filho e que com amor o corrige para o seu próprio bem. O pai também não exige nada além do que seu filho é capaz de fazer de acordo com o seu desenvolvimento.
Nossa sociedade competitiva e individualista despreza este sentimento, porém, quando examinamos nosso coração, nossas fraquezas e imperfeições, e nos tornamos conscientes de nossas limitações e pecaminosidade, podemos nos identificar com as outras pessoas que sofrem dificuldades parecidas com as nossas. Ao ter compaixão, posso perdoar com mais facilidade e estender a mão para ajudar… Ter compaixão das pessoas é vê-las como Deus as vê.
Oração: Senhor Jesus, dá-nos a mesma compaixão pelas pessoas que Tu tiveste. Ajuda-nos a viver nossa vida de forma tal, que sejamos a expressão do Teu amor por nós na vida do nosso próximo. Que a nossa vida esteja disponível para que Tuas obras sejam manifestas e que nós sejamos instrumentos de Tua graça neste dia. Amém!
Conecte-se com a IBMorumbi
Site: ibmorumbi.com.br
Facebook: @ibmorumbi
Instagram: @ibmorumbi
Baixe nosso app na Apple Store ou Google Play
