O poder de Big Data no mercado de tecnologia.

O termo Big Data chegou como muita força no mercado de tecnologia. Em poucos anos, foi incorporada a diversas empresas, pois buscam maneiras de vencer o desafio da proteção em um ambiente recheado de informações. Sendo assim se tornou um segmento capaz de gerar grandes faturamentos para os fornecedores de TI.

Aplicação de Big Data é variada, vai além da experiência do cliente. Pode ser usada para aumentar a segurança na infraestrutura de TI, melhorar o ROI das ações de marketing, reduzir custos, otimizar processos e até prever movimentos de mercado antes da concorrência.

Mesmo com sua popularização e crescimento de Big Data, alguns questionamentos básicos sobre o tema ainda são comuns. Pois o termo Big Data é muito amplo.

Big Data — os “Grandes Dados” — o termo corresponde à própria quantidade absurda de dados gerados atualmente, a cada ano a quantidade de geração de volumes de dados por empresas, pessoas e aparelhos vem aumentando.

Uma das ferramentas de Big Data é o Analytics, que se refere aos softwares capazes de tratar esses dados para transformá-los em informações úteis às organizações. Permitem analisar dados estruturados e não estruturados, como registros de call center, postagens de redes sociais e blogs, dados de CRM, balanços patrimoniais e demonstrativos de resultados. Desta forma facilita-se a descoberta, em tempo real, das oportunidades que podem ser enxergado de forma orgânica.

Big Data é praticamente uma equação do volume que é gerado de dados a cada dia por vários sistemas, e-mails, mídias sócias, documentos e etc, com a velocidade que se age sobre este imenso volume de dados, praticamente em tempo real e tendo a certeza que todos esses dados fazem sentido.

Big Data

  • Processamento de dados estruturados e não estruturados;
  • Analise do que já existe e o que está por vir, apontando novos caminhos;
  • Descoberta de novas possibilidades, novos padrões e novas perguntas;
  • Voltado não apenas para negócios, mas para qualquer área/segmento.

Por isso o valor investido nos projetos de Big Data é absolutamente necessário, pois a empresa terá um bom retorno destes investimentos. Big Data processa os dados brutos até transformá-los em insights valiosos para as tomadas de decisão. É um processo que transforma um conjunto de dados em informações, que será usada para tomar as decisões mais assertivas ao contexto de seu negócio.

Trabalhar com foco voltada a dados, que envolva tanto os executivos como os funcionários nos estágios iniciais do desenvolvimento, usando e aprimorando as soluções de Big Data, passou a ser condição indispensável para o sucesso dos negócios. Combinado às mídias sociais, cloud e mobilidade, o tema tem sido objeto de grande discussão no mundo da tecnologia.

Enfim, Big Data é um potencial que ainda não está sendo plenamente reconhecido, mas já tem sinais claros desta importância para resolver problemas diversos. As empresas irão investir cada vez mais nessa tecnologia de Big Data, considerando que a informação é um dos ativos principais para os processos decisórios ou de gestão.

Conheça nossa fábrica de software, Eco.Labs .

Https://Goo.gl/hdegqu
Like what you read? Give EcoSistemas - Gestão e Tecnologia a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.