Pokemon Go e a busca pelo incentivo da criatividade humana

Toda criança ama jogar vídeo games. Da mai pobre à mais rica, a criança é um ser criativo e busca constantemente inventar novas formas de se divertir.
Na minha infância, lembro que eu e um amigo sempre inventávamos games, usando a nossa imaginação. Utilizávamos materiais um tanto artesanais como: pedaços de madeira, tampinhas de refrigerante, entre outras bugigangas.
Resultado: passávamos horas e horas vivenciando a experiência da nossa criatividade.
O game Pokemon Go hoje é uma febre. Claro que, tudo em excesso não faz bem.
É o primeiro dos milhares de jogos que serão lançados no mercado com a realidade aumentada.
Cada vez mais haverá jogos que irão misturar a realidade física com a virtual, deixando de lado os materiais artesanais e utilizando smartphones e tablets para incrementar a diversão.
O incentivo a criatividade e a inovação ainda continuam, mesmo que as ferramentas sejam diferentes.

Eu vejo o Pokemon Go como uma ferramenta que incentiva a criatividade, principalmente nas crianças, como também em adultos. Isto porque leva através de um mundo virtual integração e interatividade com coisas do mundo real, fazendo com que a busca por pokemons possa resultar em um processo de gamificação. E pode promover tais benefícios como:
- Motivação
O fato de você sair de casa e vivenciar o mundo virtual com aspectos do real já é um avanço. Antes de pokemon vivíamos infurnados em casa nas redes sociais. Agora, aprendemos a trabalhar e equilibrar as duas realidades.
2. Propósito
Aprender que pode existir uma causa a ser vivida. No Pokemon Go, ser um grande mestre. Na vida real, ser o que você quiser.
3. Jornada Épica
É viver a vida sem medo de ser feliz. Mesmo com obstáculos (ou missões/quests) você pode e deve ultrapassá-los para chegar ao final do jogo com muito sucesso.
Enfim, isto é um início de uma nova era, onde os jogos irão quebrar cada vez mais a barreira do real e integrar com tudo que há no mundo.