Fogo & Sangue: a caminho

Editora Suma
6 min readOct 4, 2018

--

Em abril, George R. R. Martin fez um post em seu blog pessoal para anunciar que Fogo & Sangue estava a caminho. Demorou um pouquinho até que essa belezinha chegasse em mãos brasileiras, mas a animação, a expectativa e a curiosidade não diminuíram nada durante esses meses. Fogo & Sangue vai chegar às livrarias brasileiras no dia 20 de novembro, em lançamento simultâneo ao dos Estados Unidos!

Nesse texto, Martin fala sobre o processo de escrita, sobre o que esperar do livro e o que tem de especial em Fogo & Sangue. (Spoiler: DRAGÕES)
Você pode acessar o link original aqui, e abaixo está o texto traduzido na íntegra.

Não, o inverno não está chegando… pelo menos não em 2018. Você vai ter que continuar esperando por Ventos do inverno.

No entanto, você vai poder retornar a Westeros este ano, como insinuei no meu Live Journal.

O arquimeistre Gyldayn finalmente terminou e entregou a primeira parte de seu livro monumental sobre a história dos reis Targaryen de Westeros, Fogo & Sangue, e estou feliz de anunciar que ele será publicado em 20 de novembro.

Eu vi o manuscrito do arquimeistre. Como ele escreveu à mão, em pergaminho, com uma pena, precisou da minha ajuda para transcrever o texto para um formato mais moderno: WordStar 4.0, em um computador DOS. Demorou, mas algumas semanas atrás eu consegui enviá-lo para meus editores dos dois lados do Atlântico, e para meus agentes e editoras em todo o mundo. Algumas das minhas editoras estrangeiras vão publicar em data simultânea à dos Estados Unidos e Reino Unido; outras podem precisar de mais algum tempo para traduzir da Língua Comum.

É um livro longo, quase mil páginas de manuscrito (ok, 989, se quiser ser exato). Não é tão grande quanto A guerra dos tronos ou nenhum dos outros volumes de As Crônicas de Gelo e Fogo, mas há muito para ler, e espero que vocês gostem. O primeiro volume cobre todos os reis Targaryen desde Aegon i (o Conquistador) até a regência de Aegon iii (o Desgraça dos Dragões), junto com suas esposas, guerras, irmãos, filhos, amigos, rivais, leis, viagens, e muitos outros assuntos. Para os que não estão atualizados na história westerosi, a linhagem é: Aegon i, Aenys, Maegor (o Cruel), Jaehaerys i (o Conciliador), Viserys i, Aegon ii (e Rhaenyra), e Aegon iii (a regência). Ah, e tem dragões também.

Muitos dragões.

Claro, a narrativa não termina na regência de Aegon iii. Tem muito mais história por vir, e o arquimeistre Gyldayn vai chegar lá, em Fogo & Sangue volume 2. Mas esse ainda está alguns anos à frente. Então não fique impaciente. Uma hora Gyldayn vai terminar, mas ele é velho, e eu também, e nós dois temos outros projetos para cuidar. A Cidadela demanda muito tempo de seus arquimeistres.

Ah, e eu quase esqueci a melhor parte: Fogo & Sangue será todo ilustrado. Não, não vai ser um livro de arte do tipo que enfeita sua mesa de centro, com imagens em todas as páginas, como O mundo de gelo e fogo… mas vai ter muitas ilustrações. Segue mais a linha da edição comemorativa de aniversário de A guerra dos tronos, que fizemos alguns anos atrás, ou a bela coleção de capa dura de O cavaleiro dos Sete Reinos, da coleção Dunk e Egg. Teremos mais de 75 ilustrações em preto e branco do artista Doug Wheatley.

Aqui um exemplo de uma das ilustrações dele:

Agora permitam-me deixar a pena do arquimeistre Gyldayn de lado por um momento…

Fãs antigos e leitores do meu Not A Blog sabem todo o histórico de Fogo & Sangue, mas talvez outros de vocês não conheçam. Este é o livro ao qual eu me referia como o GRRMarillion (ou a primeira parte, pelo menos); isso significa que é a minha versão da gigantesca história da Terra Média escrita por Tolkien. No meu caso, o foco é nos Targaryen, de Aegon, o Conquistador, até a Rebelião de Robert (então, diferentemente de JRRT, eu não vou narrar a criação do mundo nem guerras entre anjos). Essas histórias começaram alguns anos atrás, como uma série de extras feitos para O mundo de gelo e fogo, nossa grande e ilustrada enciclopédia, mas eu acabei me empolgando (como sempre faço) e logo os extras ficaram tão longos que ameaçavam tomar o livro inteiro, então tiramos essas partes daquele livro… e guardamos para este.

Partes da história já apareceram aqui e ali. O capítulo sobre a Conquista de Aegon foi publicado, praticamente intocado, em O mundo de gelo e fogo. A seção sobre os reinados dos filhos de Aegon, Aenys e Maegor, saiu ano passado como “Os filhos do Dragão”, na antologia Crônicas de espada e feitiçaria, de Gardner Dozois, e uma versão resumida também saiu em O mundo de gelo e fogo. Material dos capítulos sobre a luta pela sucessão depois de Jaehaerys I e a Dança dos Dragões depois de Viserys I foi publicado de forma reduzida em “O príncipe de Westeros” (em O príncipe de Westeros e outras histórias) e em “A princesa e a rainha” (em Mulheres perigosas), e de forma ainda mais resumida em O mundo de gelo e fogo… Mas Fogo & Sangue vai marcar a primeira vez que todos os textos do arquimeistre Gyldayn serão publicados de forma integral. Além disso, claro, terá centenas de páginas de material inédito, que nunca apareceu em nenhum lugar, de forma resumida ou não.

Quero enfatizar… na verdade, quero gritar… que Fogo & Sangue não é um romance. Este livro não tem uma narrativa tradicional e nunca teve a pretensão de ser. Alguns dos meus fãs não gostaram do termo “história falsa” que usei em posts e anúncios antigos para me referir ao “A princesa e a rainha”, ao “Os filhos do Dragão”, e coisas do tipo. Muito bem; vamos chamar esta de “história imaginada”, em vez disso. Com o ponto principal sendo a parte da “história”. Eu mesmo adoro ler história popular, e era nisso que estava focado. Não é ficção histórica, nem fantasia, não… é algo mais parecido com a obra monumental (e muito divertida) de Thomas B. Costain, da história dos Plantagenetas. (Mas com dragões. Eu já mencionei os dragões?)

Então: não é um romance. Todo mundo entendeu? (Embora haja história suficiente aqui para vinte romances. Batalhas, derramamento de sangue, traições, amor, luxúria, horror, guerras religiosas, política, incesto, revisionismo histórico, todas as coisas legais.)

Ah, e também preciso dizer… como muitos de vocês sabem, a HBO atualmente está desenvolvendo várias histórias antecedentes a Game of Thrones. Eu sei que vou receber perguntas sobre se essas séries vão ser baseadas no material de Fogo & Sangue. É uma pergunta lógica. A única resposta que eu posso dar é… Ah, bom, ninguém tem certeza ainda, e de qualquer forma, eu não tenho permissão de contar. Então vamos deixar isso de lado.

O importante é: 20 DE NOVEMBRO. Anotem essa data nos seus calendários. (Se você gosta de história imaginada.)

O arquimeistre Gyldayn está descansando sua pena por enquanto. E quanto a mim, vou voltar outra vez para Ventos do inverno.

Garanta seu exemplar: Amazon | Saraiva | Cultura

Valar Morghulis, todo mundo precisa stalkear:

facebook.com/editorasuma/
instagram.com/editorasuma/
twitter.com/Suma_BR

--

--